13/03/2011

O SNC, um projeto para desenvolver a cultura.


Sabemos que política e políticos são coisas que no Brasil está longe de coerção e honestidade. Pior par a política que sem ter nada a ver com isso é execrada em praça pública. O povo deve saber que a política é tão importante e vital quanto o ar que respiramos. Por ela organizaram-se as sociedades, criaram a s leis que regem os povos, criou-se a ética, - que é isso? – que nos dá o sentido de limites.
Mas, no governo do PT, e não sou petista nem partidário, mas me sinto confortável e esperançoso quando vejo as propostas do governo.
Acompanho sempre o desenrolar das discussões sobre o SNC, que está se instalando para melhorar a qualidade do serviço de cultura no país tirando do monopólio das regiões mais desenvolvidas e oferecendo a todos os produtores condições igualitárias de desenvolvimento. Obvio que as regiões sul e sudeste estão á frente disto, porém, cabe a nós que estamos na região nordeste e norte, corrermos traz de qualificação. Deixar essa forma amadora de produzir e partir para a maneira profissional de trabalhar. Para isso temos que nos unir em associações, cooperativas para nos profissionalizar já que o recurso financeiro do artista nessas regiões é bem humilde.
Porém as ações de governo nos dão uma sensação de futuro promissor.
A ministra Ana de Holanda acredita que o vale cultura ainda estará em funcionamento neste semestre. Trata-se de um benefício parecido com o vale refeição. AS empresas destinarão um vale de R$ 50,00 mensais para serem gastos com consumo de bens culturais: ingressos para shows, livros revistas obras de arte etc.
Segundo a ministra, o Vale-Cultura parte do entendimento de que a cultura é uma necessidade de qualquer ser humano, capaz de ampliar visões e alimentar o cidadão.“É preciso voltar a atenção para o trabalhador brasileiro e deixar a cultura presente no seu dia-a-dia. Por isso, trabalhadores que recebem até 7 salários mínimos e que possuem necessidades especiais vão ter direito ao vale. Eles poderão ir aos cinemas, teatros, museus, comprar livros e discos”, observou Ana de Hollanda. A ministra da Cultura afirmou também que espera que o Congresso Nacional aprove o projeto nos próximos meses.

Essa ação injetará milhões de reais no mercado e teríamos a oportunidade de platéia para nossos espetáculos, parece muito, mas não é. Agora, que é um belo começo isso tem que concordar.
Enquanto artista, estou correndo atrás para entender a burocracia, já participei de alguns cursos relativos à gestão e elaboração de projetos. Esses cursos você pode fazer on line, gratuitamente. O site da Fundação Getúlio Vargas tem alguns em parceria com o ministério da cultura. Maravilhoso. Portanto pessoas, nada de comodismo, vamos correr atrás de trabalho. Prancheta na mão, idéias na cabeça e ousadia. Vamos criar sem medo, pois logo logo nossa realidade marginal será passado.

Então, se na sua cidade existe um folclorista, um mateiro, benzedeiras ou outras pessoas que manifestam sua cultura, oriente a arquivar provas, pois logo logo estarão aptas a concorrerem aos editais de incentivos fiscais dentro dos programas de valorização e fruição cultural.
By
Rosinaldo Luna
As ações são claras e objetivas. O objetivo é valorizar o fazer cultural promovendo o artista popular e os mestres de cultura. O problema esbarra na questão burocrática. Dificilmente um mestre de cultura; boi, coco ou outra manifestação tem registro documental ou visual de suas brincadeiras. Isto causa um empecilho, pois para pleitear um projeto é necessário, claro, provar que você é um artista e que atua na área, se não...

2 comentários:

Luís Gonçalves (teatro) disse...

Obrigado por seguir o meu blogue!

Luís Gonçalves (teatro) disse...

Obrigado por seguir o meu blogue volte sempre!