23/11/2009

Uma das coisas mais gratificantes nos últimos tempos, para mim, foi poder ver e sentir toda a efervescência cultural no RN. O Festival Agosto de Teatro, que acontece todos os anos no mês de agosto em Natal, esse ano trauxe uma vriedade incrível de excelentes espetáculos. Dentre muitos, destaco a Cia. Alegria Alegria com o espetáculo AUTO DO CALDEIRÃO. Um espetáculo de rua, baseado em fatos reais com uma concepção plastica encantadora, com uma utilização perfeita dos elementos populares. O mais bonito cortejo que já vi, a cena que abre o espetáculo, o efeito das mascaras e as vestes dos retirantes? profetas?, ou, romeiros/profetas, personagens que ainda povoam e resistem às novas tecnologias ou adaptam-se à elas. Para nós que temos contato permanente com o povo do interior, com as raízes e os saberes da nossa cultura mais pura, estamos acostumados às figuras encontradas no texto. Mas mesmo assim, prace que tudo aquilo é uma coisa nova. De fato é, quando vestida da roupagem artística. A direção e o trabalho de corpo do ator e diretor do espetáculo, o nosso veterano Grimário Farias, nos afirma que muitos Paulos Autrans e Fernandas Montenegros existem aqui, bem pertinho de nós, no seu mundo pouco divulgado econhecido. Mas estamos aí atuando e preservando nosso patrimônio cultural mateiras e imaterial.
O auto do caldeirão é um lindo espetáculo que pretendo trazêr para nossa cidade em breve, por enquanto, vejam o vídeo da participação do grupo em Aracaju. divirtam-se.

Rosinaldo Luna.
Diretor de Cultura né!?


Um comentário:

Maria Gorette disse...

Nossa rever trechos desse espetáculo me fez parar e repensar que já é hora de voltar pra casa, obrigada Rosinaldo Luna. Vou correndo juntar o povo.