05/12/2010

Teatro na Escola

O artigo a seguir é de autoria do teatrologo Emílio Carlos a quem apartir de agora vou me dedicar a ler e a acompanhar seus ensinamentos. Quero deixar calro que antes de tudo, o respeito ao autor deve estar em primeiro lugar. Mas voces pdoem falar: como blogou o artigo do rapaz aqui? Bem, o artigo está disponivel gratuirtamente na net, mas isso não me dá o direito de blogar sem dar as referências. Quero agradecer ao autor por poder oferer para todos voces uma leitura tão bão e importante  para nós artistas que utilizamos sempre o teatro escola para a formação de platéia.

A importância do Teatro na Escola
por Emílio Carlos de




- Principais benefícios do teatro aos jovens estudantes

O teatro desperta a imaginação, leva ao questionamento de atitudes e realidades, faz sonhar e educa. Ver uma peça de teatro é uma experiência inesquecível. Fazer teatro é uma experiência única!


- Como o teatro pode estar presente na escola?

É comum pensarmos que teatro é para a aula de Artes. Porém todas as disciplinas tem o seu lado dramatúrgico. Imagine os alunos lerem um livro e depois encená-lo. Ou dramatizarem uma situação matemática do dia a dia. Ou encenarem um acontecimento da história.
Tudo é possível em termos de teatro; inclusive projetos que incluam várias disciplinas ao mesmo tempo.



- Em relação ao aspecto pedagógico, qual a importância do teatro para o desenvolvimento do aluno? O que o aluno pode aprender nestas aulas, que o ajudará em sua formação como pessoa?

Desde o aspecto lúdico até o processo de ensino-aprendizagem, o teatro é uma grande ferramenta nas mãos dos educadores. O aluno vai aprender a importância do trabalho em grupo, da participação ordenada, de conhecer e confiar em quem trabalha com ele. Além disso o teatro estimula a criatividade e a imaginação, a iniciativa, o respeito mútuo, a desinibição e a sensibilidade. Tudo isso fará diferença na sua formação.


- Além de ajudar na evolução de várias áreas, como na coordenação, na criatividade, na memorização, no vocabulário e na socialização, o teatro não é feito apenas de atores em cena, isto é, no palco. Há muitos alunos que também atuam “nos bastidores”, na estrutura por trás do espetáculo. O que os alunos podem aprender com isso? Organização? A importância do trabalho em equipe?

Quem trabalha nos bastidores percebe tudo isso e mais: ele passa a ver que todos são igualmente importantes para que o espetáculo aconteça. Não importa se você está no palco ou se está na iluminação – todos são igualmente importantes. Também aqui o teatro reproduz a vida: para obtermos um resultado precisamos de várias pessoas envolvidas. O coletivo se impõe ao individual. No teatro da vida cada um desempenha o seu papel, tal como as diferentes partes de um corpo, para benefício de todos.


- Dicas de como é possível inserir o teatro na escola.

É possível inserir o teatro em qualquer disciplina, e em projetos multidisciplinares. O teatro enriquece a experiência com os temas tratados nas disciplinas. Por exemplo: para trabalhar a preservação do meio ambiente você pode montar uma exposição que vai apresentar o tema ao visitante e que culmina com uma peça teatral como forma de vivenciar o tema. As datas comemorativas também fornecem boas oportunidades para se fazer teatro na escola.



- Cuidados/estrutura que a escola precisar tomar/ter no momento de inserir o teatro como disciplina ou como aula extracurricular

O primeiro cuidado é com quem vai ensinar teatro na escola. Essa pessoa precisa reunir conhecimentos em arte e educação ao mesmo tempo. E ter intimidade com a faixa etária com a qual se vai trabalhar. Não basta ser ator para ensinar teatro.
Toda a beleza do teatro está na imaginação, no pacto que existe entre o público e o espetáculo. O público sabe que é uma peça, que o cenário é apenas cenário mas o teatro tem a magia de fazer sonhar. Assim um pano azul se transforma no mar, uma spot de luz amarela pode ser o sol, e tudo isso só depende dos atores interpretarem bem.
As crianças são atores em potencial: elas são altamente imaginativas. Só precisam de quem canalize sua imaginação. O jovem já está numa fase mais racional e para levá-lo à emoção da personagem você precisa fazer com que ele entenda o papel.
Você não precisa de grandes estruturas nem de muito dinheiro para fazer teatro. Material reciclado dá grande resultado visual para cenários, material de cena e figurinos. Há também o TNT (tecido-não-tecido): uma opção barata e acessível.
Sempre que possível deixe os próprios alunos fazerem os cenários e os figurinos, ou pelo menos colaborarem na idealização e realização. Isso faz parte do desenvolvimento cognitivo e deve ser estimulado.
Lembre-se sempre que o grande espetáculo para o público está nos atores e o grande espetáculo para os alunos está em fazer teatro. Assim um holofote de fachada de casa (com 150 watts) se transforma num canhão de luz do teatro; vasos formam um jardim; EVA se transforma em máscaras, roupas, material de cena.
Você não precisa de um auditório com cadeiras estofadas para fazer teatro; você pode fazer teatro na sala de aula, no pátio, ao ar livre. A estrutura necessária é mínima.
Tenha em mente que uma produção precisa ser LM-PRB: linda, maravilhosa prática, rápida e barata. Com pouquíssimo dinheiro e muita criatividade você pode fazer muito.


-        O motivo da falta de hábito do brasileiro de não ir ao teatro com frequência é que muita gente não conhece teatro. Muitos nunca viram uma peça teatral na vida. Por isso é importante estimular crianças e jovens desde cedo a verem teatro, a fazerem teatro. É importante levar o teatro até o aluno. Assim se forma o público que irá ao teatro no futuro. Quando a minha Cia de Teatro se apresentava em escolas era comum os alunos dizerem:- “Eu achava teatro chato; mas agora que eu vi sua peça eu achei legal”.


Sobre o Autor - Emílio Carlos é diretor, ator e dramaturgo. Trabalha com teatro desde 1985, fazendo teatro adulto e infantil, com crianças e com bonecos. Já dirigiu vários grupos e cias de teatro, se apresentando pelos Estados de SP e MG (inclusive tendo feito várias temporadas em São Paulo – Capital).
A coleção Memória do Teatro de Bonecos traz 5 de suas peças teatrais. A Coleção em Dvd foi lançada pela Editora Emílio Carlos e pode ser vista no site:

Um comentário:

ESTRELA DALVA disse...

É, esse trabalho nas escolas é muito importante, pena q alguns diretores não valorizem muito por conta dos custos...