20/05/2023

Injustiça com o Grilo

    Ontem, 19 de maio, dia do museu foi desmontada a exposição do artista plástico Pedro Grilo que estava exposta na galeria do museu da rampa. Um museu que enterra o legado de um dos maiores artistas visuais do RN. Sem justificativa, sem explicação e sem nenhum respeito, a arte e ao artista. Poderia parecer ironia mão não acredito que seja esse o caso. 

      Não vou buscar porquês, por que não existem porquês. Simplesmente alguém decidiu desmontar a exposição, sem a menor satisfação a quem organizou, batalhou e cuidou até ontem. Sabemos que o complexo está passando por uma reestruturação devido a ida da secretaria estadual de Cultura para lá, mas não justifica desmontar a exposição, a não ser por maldade ou politicagem. 


  Como artista fico indignado, como cidadão fico triste porque não tive tempo de levar meu neto para ver as belíssimas imagens impressas pelo talento de Pedro Grilo sobre uma Natal que já não existe.

     Nas redes sociais li a indignação de alguns amigos artistas, poucos ante a importância do fato e o gigantismo de Grilo. Porém nessa terra de Poty é público e notório que um dos hobbies dos artistas é derrubar, criticar e desfazer do trabalho dos amigos, com  raras e pouquíssimas exceções. Com Grilo não seria diferente. 

     Ouvi muita gente lamentando não terem tido tempo, mesmo a exposição estando há vários meses lá, de levar seus alunos para uma visita a exposição, assim como meu lamento acima por não ter levado meu neto. um tanto quanto injustificável. 

   Porém, sobre a forma vil que trataram o Pedro Grilo e a arte potiguar, só me resta um desabafo neste veículo pouco visitado deste também desconhecido artista que imprime aqui sua solidariedade aos curadores da exposição. 

     Desejo sorte aos que estão assumindo a coordenação do museu e sorte a todos nós artistas que estamos sob  o julgo dos cargos que eles ocupam, sob as mesas lustrosas onde sentem-se onipotentes.

Viva Pedro Grilo.

By Rosinaldo Luna

Nenhum comentário: