01/08/2025

*Oxê Filmes promove o Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual*

 *Oxê Filmes promove o Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual*


Fotos de divulgação 



_Projeto oferece uma imersão intensiva nas diversas etapas da pós-produção cinematográfica_


A Oxê Filmes encerrou as atividades do Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual. Realizado desde o dia 21 de julho, o projeto acontece de forma online e ao vivo, por meio da plataforma Zoom, com participação de estudantes, profissionais e entusiastas do setor audiovisual residentes no estado.


A iniciativa tem como principais objetivos a qualificação profissional em uma área ainda carente de mão de obra especializada no RN, o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual local e a democratização do acesso à formação técnica e artística.


As oficinas oferecem uma formação intensiva sobre as diversas etapas da pós-produção, abordando temas como montagem, colorização, finalização, edição de som, foley, música, mixagem e acessibilidade.


Segundo Pipa Dantas, coordenadora do projeto, o Frame Sonoro nasceu da vontade de fortalecer e articular uma classe profissional colaborativa na área de pós-produção no estado. “Como não estamos em set e participamos da última etapa do processo, geralmente temos pouco contato com o restante da equipe e elenco, o que dificulta os intercâmbios – uma peça fundamental para o aprimoramento e profissionalização da categoria. Esse projeto é uma porta de entrada para estudantes e entusiastas do audiovisual aprenderem gratuitamente sobre essa etapa tão importante, contribuindo para a formação qualificada de mais profissionais”, explica.


Gabriel Santos, participante da oficina e morador de Jardim do Seridó, destaca o impacto positivo da formação. “Vivenciar essa experiência tem sido uma alegria. É muita informação, sobretudo para quem está começando no audiovisual, mas a metodologia, as falas acessíveis e a vontade de compartilhar conhecimento geram um aprendizado muito bonito. Cada aula é uma descoberta, e a sensação que fica é: será que pode ter mais? E sempre tem. Espero que venham outras edições”, comenta.


Já a estudante Raane Myrtle enfatiza o papel da didática na construção do conhecimento. “Participar das oficinas da Frame Sonoro tem sido muito enriquecedor. O acesso facilitado a profissionais da área nos ajuda a entender melhor a realidade do processo de pós-produção, além de termos espaço para tirar dúvidas. Todos os facilitadores foram muito solícitos e dispostos a contribuir para o nosso aprendizado. Como estudante de multimídia, eu já conhecia algumas etapas da pós, mas vê-las explicadas com calma foi fundamental. No geral, gostei muito e considero as oficinas essenciais para quem quer ingressar ou já atua no audiovisual.”


As aulas foram ministradas por profissionais reconhecidos do audiovisual potiguar, como a montadora Pipa Dantas (responsável por filmes como Sêo Inácio ( ou o cinema do imaginário), Abraço de Maré e SEPTO), o cineasta e professor Ricardo Felix (Irmão do Medo, A Pizza, SEPTO), além de Kely Araújo e Thiago Cerejeira, especialistas em acessibilidade da Dialógica Acessibilidade. Além das aulas teóricas, os participantes também tiveram acesso ao material bruto de uma produção cinematográfica potiguar, vivenciando uma experiência prática completa com o uso de softwares profissionais e aplicação direta dos conhecimentos adquiridos.


O Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual é apresentado pela Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção é da Oxê Filmes.


Ministrantes:


* Pipa Dantas – Montadora com 13 anos de experiência, associada à edt. 

* Ricardo Felix – Cineasta, músico e professor com 20 anos de atuação em áudio

* Kely Araújo e Thiago Cerejeira – Especialistas em acessibilidade comunicacional pela Dialógica Acessibilidade

30/07/2025

O Gratitte Educa voltando com tudo.


 Fala galera, o Graffiti Educa está de volta! 🔥


🎨 Nós somos um projeto de Graffiti e arte urbana que vem se desenvolvendo desde 2020, a cada nova edição, vem mostrando que é capaz de ser ampliado ainda mais, trazendo mais artistas e estudantes para o foco de nossas ações educacionais, transformando a vida de muitos através da arte.


O projeto que já está em sua quinta edição, dessa vez, irá desenvolver ciclos formativos compostos por oficinas de Graffiti, produção coletiva de murais e rodas de conversa para os alunos do fundamental e EJA da Escola Municipal José de Andrade Frazão.


👉🏽 Quando? Dias 08, 15, 16 e 22 de Agosto.

👉🏽 Onde? Escola Municipal José de Andrade Frazão, Nossa Sra. da Apresentação.


Durante esse período estaremos ocupando o ambiente escolar com a nossa arte, desenvolvendo muitas ideias artísticas junto com todos os alunos participantes!


😉 E aí, gostou do projeto? Compartilha esse post para mais pessoas conhecerem a nossa iniciativa.


✍🏽 O projeto Grafitti Educa foi contemplado pelas Seleções Públicas Nº 008/2024 “Poeta Blackout” de Fomento à Cultura do Município de Natal, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, no  Edital de Apoio à Cultura Urbana e Periférica 17/2024, Nº 012/2024 de Fomento à Cultura do Município do Natal Através da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024 com apoio da @secultrn e por meio do Município do Natal @natalprefeitura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte @governodorn, Ministério da Cultura e Governo Federal.


#graffiti #natalrn #graffitieduca #arteurbana #zndenatal

                    https://www.instagram.com/p/DMtJm6jB57e/?igsh=M2N3MnNhaHEwdnF2

Cia Deborah Colker no Tam

 


🎭 Nos dias 14 e 15 de outubro, a aclamada @ciadeborahcolker retorna à Natal com seu novo espetáculo sucesso de público e crítica, “Sagração”, no palco do @teatroalbertomaranhao.oficial.


✨ Criado a partir do clássico “A Sagração da Primavera”, o espetáculo adiciona sons e ritmos brasileiros à partitura de Stravinsky e conta com a energia, vigor e originalidade de @deborahcolker. “Sagração” mergulha numa reflexão sobre nossa origem, evolução e continuidade no planeta Terra.


A @ciadeborahcolker é apresentada pelo @institutoculturalvale, @petrobras e pelo Ministério da Cultura. O espetáculo tem produção local da @idearteproducoes.


🗓️ 14 e 15 de outubro, 20h

📍 Teatro Alberto Maranhão

🎟️ Vendas SOMENTE no site Olhaoingresso.com.br


#idearteproducoes #ciadeborahcolker #sagracao

*Instituto Neoenergia abre inscrições para o Prêmio Inspirar 2025*

 *Instituto Neoenergia abre inscrições para o Prêmio Inspirar 2025*

_Mulheres negras que transformam comunidades por meio da arte e cultura são foco desta edição. Premiação reconhecerá 16 iniciativas com R$ 169 mil; inscrições vão até 1

3 de agosto_


Natal (RN), 29 de julho de 2025


O Instituto Neoenergia está com inscrições abertas para o Prêmio Inspirar que, pela primeira vez, será exclusivo para mulheres negras (cisgênero ou transgênero). Podem concorrer lideranças femininas que estão à frente de projetos culturais desenvolvidos no Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e cidades do interior de Mato Grosso e do interior de São Paulo. As inscrições são gratuitas e vão até 13 de agosto pelo site premioinspirar.com. 


Serão reconhecidas 16 iniciativas com premiação total de R$ 169 mil. Os valores serão distribuídos de acordo com as categorias da premiação, sendo duas serão definidas por mérito cultural e avaliadas por um comitê técnico e por especialistas externos; e as demais por decisão popular. As vencedoras serão anunciadas em cerimônia no fim do ano.


Em sua quinta edição, o Prêmio Inspirar reconhece lideranças femininas que atuam com atividades culturais e geram impacto positivo em suas comunidades. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Neoenergia e realizado pela Baluarte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Neoenergia.


_“Estamos reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades, destacando o protagonismo de mulheres negras que representam 28% da população brasileira e, historicamente, enfrentam barreiras de acesso a recursos e visibilidade. É um reconhecimento do impacto positivo dessas mulheres na sociedade e de como elas impulsionam o desenvolvimento cultural em todo o Brasil_”, declara Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.


Nas últimas edições, o Prêmio Inspirar reconheceu lideranças negras, como Consuelo Gonçalves, criadora da Feira das Mulheres Negras; e Dandara Martins da Silva, idealizadora do Maracatu Nação Erê, grupo de baque virado infantil de Pernambuco. Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a iniciativa fortalece diretamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5 - Igualdade de gênero) e contribui com outros seis ODS, incluindo redução de desigualdades e promoção da diversidade cultural.


*Quem pode participar e como serão avaliadas as propostas*


As inscrições estão abertas para duas categorias distintas: Mulheres e Coletivos. A primeira é voltada exclusivamente para mulheres negras, cisgênero ou transgênero, maiores de 18 anos, com atuação comprovada em arte ou cultura há pelo menos um ano. A segunda categoria contempla grupos não formalizados, que tenham como representante uma mulher negra e com atividades culturais comprovadas há, pelo menos, um ano.


*Legenda da foto:* Anailde Pereira, liderança da Associação Quilombola de Gruta dos Brejões, na Bahia, foi

uma das vencedoras do Prêmio Inspirar 2023.


_Foto: Pedro Paquino (Agência EDN)/divulgação/Instituto Neoenergia_


*ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN*

29/07/2025

🎉 CONVITE ESPECIAL - LANÇAMENTO DO LIVRO 🎉

 🎉 CONVITE ESPECIAL - LANÇAMENTO DO LIVRO 🎉



⚠️ AH! PRÉ-VENDA ABERTA!

https://www.instagram.com/vivaomovimentoestudantil?igsh=MXQ2OG5vcW5hMmZhOQ==


   Com muito orgulho, convidamos você para o lançamento do livro

📘 “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos”


🗓 31 de julho de 2025 (quinta-feira)

🕕 18h

📍 Pinacoteca do Estado (Antigo Palácio do Governo)


   Uma obra histórica com mais de 100 líderes estudantis e personalidades que marcaram gerações.

De Marcelo Justino _(Ex Presidente da UMES)_ e David Lemos _(Ex Presidente da APES/RN), o livro é um tributo à resistência,_ à luta e à força da juventude organizada.


🎶 Coffee Break + Show ao Vivo!


📚 Garanta já seu exemplar na PRÉ-VENDA!

Edição especial  _(quantidade limitada!)_

📞 (84) 9.8752-1278 | (84) 9.9135-7337


👥 Sua presença faz parte dessa história.

"Nós, Eles e o Movimento Estudantil" — mais que um livro, um legado.

*1, 2, 3... conto outra vez” encanta o público no Bosque Encena*

 *1, 2, 3... conto outra vez” encanta o público no Bosque Encena*


O *Bosque Encena* desse domingo recebe *Nara Kelly* , do grupo Estação de Teatro, apresentando o espetáculo *“1, 2, 3... conto outra vez”* .


Através de histórias populares a atriz estabelece uma relação direta com o público que interage com a trama de forma envolvente e divertida. As histórias “Os pássaros", “A tartaruga e a fruta amarela”; "O pote vazio”, e “O país dos sonhos” ganham novas cores e são intercaladas com músicas e brincadeiras.


Uma novidade para essa temporada é que as apresentações do Bosque Encena contarão com intérpretes de LIBRAS, reafirmando o compromisso com a inclusão e a democratização da cultura, ao proporcionar uma experiência artística acessível a todos. 


O projeto *Bosque Encena* acontece graças à renúncia fiscal da *Prefeitura do Natal* através da *Lei Djalma Maranhão* e do aporte financeiro da *Unimed Natal, Uniclube e Pet+Saúde* , além do apoio do *Idema* e da *Padaria Hora do Pão.*


Projeto: *Bosque Encena*

Espetáculo: *1, 2, 3... conto outra vez*

Cia: *Estação de Teatro*

Local: *Parque das Dunas*

End: *Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol*

Dia: *03 de agosto - domingo*

Hora: *10h*

Acesso ao Parque: *R$ 1,00 (um real) – O espetáculo é gratuito!*

Nossas redes: *Instagram: @bosqueencena*

                         *Facebook: Bosque Encena* 

                         *Youtube: @BosqueEncena* 



Contato para entrevistas: *Nara 996 945 746*

Uma realização: *SADEPAULA Produções Criativas*

Conhecemdo a PNAB pelo Minc

 


*Vamos conhecer mais um programa instituído pelo MinC no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc!* 🔎 


O *Programa de Formação em Gestão Pública* tem foco na capacitação contínua de gestores, técnicos e conselheiros culturais. A proposta é qualificar a execução das políticas culturais em todo o País, fortalecendo a atuação dos profissionais que fazem a cultura acontecer nos estados e municípios.


A criação do programa atende a uma demanda antiga de agentes públicos e da sociedade civil, por mais formação na área cultural. O momento é considerado estratégico: o Brasil vive uma fase de fortalecimento das políticas culturais, com o maior volume de recursos da história, um novo marco legal para o fomento à cultura e avanços no Sistema Nacional de Cultura.


👨🏽‍🎓 *Quer saber mais? Acesse o Instagram do MinC e veja todos os cards da publicação:* _https://www.instagram.com/p/DMsYU6fR59j/_


🔗 *Mais informações:* _http://gov.br/aldirblanc_

René Loui embarca para residência artística em Paris

 *René Loui embarca para residência artística em Paris*

Foto: Bruno Martins 


_Durante a estadia, o cofundador do Coletivo CIDA vai trabalhar na criação do espetáculo “Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe”_


Entre os dias 31 de julho e 13 de agosto de 2025, o artista mineiro René Loui, radicado no Rio Grande do Norte e cofundador do Coletivo CIDA, participa de uma residência artística em Paris, onde inicia o processo de criação do espetáculo “Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe”. A ação integra o Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais e faz parte das atividades do Ano Cultural Brasil-França 2025, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil.


O espetáculo parte de uma experiência pessoal do artista: o luto pela morte de sua mãe,vivenciado este ano. Mais do que representar o luto, o espetáculo busca habitá-lo como gesto artístico onde René investiga, por meio da dança e de outras linguagens cênicas, o limiar entre presença e ausência. O nome da obra vem de um termo médico encontrado no prontuário da mãe — “vigil torporosa” — que se refere a um estado entre a vigília e a inconsciência. A partir disso, o espetáculo propõe uma reflexão sensível, ética e política sobre o luto.


Dez anos após “Etéreo”, seu primeiro solo coreográfico, também criado durante uma residência artística internacional, René retorna ao tema do luto com novas camadas de complexidade e maturidade. Se antes o luto era uma forma de resistência estética, agora ele surge como um território íntimo e coletivo, onde exaustão, permanência e transformação se entrelaçam.

Foto: Bruno Martins 

“Vigil Torporosa” é uma obra em construção que propõe uma linguagem híbrida, reunindo dança, performance autobiográfica, teatro documental e acessibilidade como parte da dramaturgia. Ao invés de utilizar recursos como LIBRAS, legendas e audiodescrição apenas como ferramentas técnicas, o espetáculo os incorpora como elementos poéticos e políticos, ampliando o alcance da obra e tornando o luto uma experiência partilhada e sensível.


Durante a residência em Paris, René estará acompanhado de Arthur Moura, produtor artístico e executivo do Coletivo CIDA. A dupla já realizou outra residência artística na França em 2023, na Maison de la Culture (MC2), em Grenoble. Agora, a nova experiência se desenvolve nas ruas de Paris, especialmente em espaços do circuito underground, como galerias alternativas, praças, estações e becos. A cidade é tratada não apenas como cenário, mas como um corpo sensível que dialoga com a criação.


A residência conta ainda com a colaboração crítica do artista visual e performer franco-brasileiro Daniel Nicolaevsky Maria, parceiro artístico de René desde 2021. Daniel contribui para a construção da dramaturgia e da visualidade do espetáculo, explorando temas como precariedade, suspensão e escuta.


Outro parceiro de longa data que participa do processo é o artista sonoro mexicano Fabian Aviila Elizalde, responsável pela trilha do espetáculo. René e Fabian trabalham juntos desde 2018, desenvolvendo uma linguagem cênica que une som, corpo e paisagem como elementos dramatúrgicos. Em Paris, eles irão captar os sons da cidade para compor a ambientação sonora da obra.


Ao final da residência, será realizada uma mostra de processo em Paris, em formato intimista e relacional, ativando o espaço urbano como parte da dramaturgia. No retorno ao Brasil, novas partilhas serão realizadas em Natal, com destaque para encontros no Departamento de Artes da UFRN, onde René Loui é professor, e na sede do Coletivo CIDA, a Casa Tomada, em formato de leitura pública e troca com a comunidade artística e acadêmica.


A estreia de “Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe” está prevista para novembro de 2025, em Natal. A circulação nacional deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.


Para mais informações:

Site René Loui - reneloui.com.br

Site Coletivo CIDA - coletivocida.com.br



Fotos: Brunno Martins

27/07/2025

A ARTE É COMESTÍVEL.

 

Foto: Auriberto Bezerril

A arte é comestível. Artista é todo aquele que consgue imprimir sentimentos e transmiti-los a outros ao imprimir seu olhar sobre algo ou alguma coisa. Que pode ser algo concreto, abstrato, ou simplesmente a concretude de uma imagem apartir do pensamento, ou inspiração, do autor. Auriberto é um grande artista. Cada fotografia que ele faz, com um celular vale dizer, é uma obra de arte cheia de sentimento e beleza. Embeleza muito os dias da gente. Velu meu amigo querido. Da pra sentir a brisa, o cheiro, a textura, dá pra comer e matar a fome da alma. pois eu afirmo A ARTE É COMESTÍVEL. 

Rosinaldo Luna




23/07/2025

*Festival URBANOCINE inicia etapa 2025 em Assú*

 *Festival URBANOCINE inicia etapa 2025 em Assú*

FOTO: Tiago Lima



_A iniciativa vai realizar oficinas de vídeo-cartas em comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do Rio Grande do Norte._ 


Promovendo conhecimento e cidadania, o Festival URBANOCINE inicia, na próxima semana, uma série de ações formativas gratuitas em diversos municípios do Rio Grande do Norte. A primeira localidade a ser beneficiada é a Assú, que receberá oficina vídeo-carta com fotografia e poema visual com Sylara Silvério, além de uma Mostra de Filmes Potiguares. 



O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta de transformação social. Por meio de ações educativas e exibições audiovisuais, o festival busca estimular o debate sobre questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas aos diversos territórios abrangidos.


"É maravilhoso retomar esse trabalho do Urbanocine. Mais um ano a gente está realizando o festival e dessa vez trazendo a  temática de “Narrativas Transatlânticas”, então a gente vai tentar trabalhar com as comunidades aqui do Rio Grande do Norte com uma perspectiva de oficinas de vídeo-cartas, no sentido que a gente trabalhe a fotografia e a musicalidade nesse contexto aliado ao cinema, produzindo junto com algumas comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do nosso estado, um documento audiovisual, onde esses grupos relatam como é ser potiguar, como é ser norte-riograndense", afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto. 


As oficinas de vídeo-cartas são ações que trabalham fotografia e musicalidades, aliados ao cinema, como uma ferramenta de comunicação e expressão, trazendo os princípios de uma correspondência, produziremos juntos a comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do Rio Grande do Norte, um documento audiovisual, onde esses grupos relatam como é ser potiguar. A atividade será ministrada por Sylara Silvério, potiguar radicada em Pernambuco, formada em Rádio e TV pela UFRN e especialista em Fotografia e Audiovisual pela UNICAP. 


Todo o material produzido durante as oficinas será utilizado em programação  com temática voltada para identidade como parte das atividades do Festival URBANOCINE em novembro.


O Festival URBANOCINE tem a produção da Ilha Deserta, com Realização  da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do RN, Governo do RN, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 


Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram  @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.com.br/


Veja o cronograma: 


23/7 - Bela Vista/ Piató  Assú (RN)

Oficinas de Vídeo-carta {Fotografias / VISUAL POEMA} -  [Ministrante: Sylara Silvério]

Entrada gratuita

Horário: 18h

📚 Café com Cultura - Debate: Literatura e Poesia ✍️✨

 


📚 Café com Cultura - Debate: Literatura e Poesia ✍️✨

Você que é poeta, escritor(a), professor(a) de literatura, roteirista, crítico(a) literário(a), tradutor(a), editor(a), redator(a) publicitário(a) ou agente literário, esse encontro é pra você!


📅 Quinta-feira, 24 de julho

🕔 Às 17h

📍 Auditório Prefeito José Azevedo Lopes (Central do Empreendedor)


A Secretaria de Empreendedorismo, Turismo e Cultura convida todos os artistas da palavra para um momento de diálogo, escuta ativa e construção coletiva no projeto Café com Cultura.

Sua presença é fundamental, especialmente para os futuros editais e ações voltadas à cadeia produtiva da literatura no nosso município. 📖💡


Venha fazer parte dessa troca e fortalecer a cena literária de São Paulo do Potengi! 🌟


#CaféComCultura #LiteraturaPotengiense #PoesiaÉResistência #SEMTUC #CulturaSPPotengi #EditaisCulturais #TalentoPotengiense

20/07/2025

Perdemos a Preta do Gil.

Foto da Internet.

Perdemos a Preta Gil.  Cantora foi vendida pela doença mas deixa um rastro de luz sobre a terra e sua arte nos abraçará. #PretaGilPresente.

Veja o link damatéria.


https://96fm.com.br/noticia/9I70M9aB


19/07/2025

✨📊 RN cumpre meta de de execução e avança para o Ciclo 2 da PNAB 📊✨


 ✨📊 RN cumpre meta de de execução e avança para o Ciclo 2 da PNAB 📊✨


📋 O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado da aferição das contas dos entes federativos que participaram do Ciclo 1 (2023-2024) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).


✅ O Rio Grande do Norte está entre os estados que cumpriram a execução mínima de 60% dos recursos transferidos pela #União, conforme exigido pela Lei 14.399/2022 e pela Portaria MinC Nº 200/2025.


🔍A verificação, realizada em 8 de julho, analisou os saldos bancários das contas vinculadas aos planos de ação registrados na Plataforma #TransfereGov. O objetivo era identificar quais estados e municípios atingiram o percentual mínimo de execução financeira, condição necessária para receberem novos repasses em 2025.


📈 De acordo com o Painel de Dados do #MinC, o Estado do Rio Grande do Norte cumpriu a meta, ultrapassando 86% de execução financeira, e garantiu sua elegibilidade para os próximos repasses. Já os municípios potiguares atingiram, juntos, cerca de 90%.


⚠️ Municípios que não atingiram o índice mínimo terão até 18 de julho para apresentar recurso, comprovando a execução adequada por meio de extratos bancários. A lista completa com a situação de cada estado e município está disponível no site oficial do Ministério da Cultura.


#CulturaRN #PNAB #AldirBlanc #Ciclo2

18/07/2025

Lançamento do livro “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos” acontece dia 31 em Natal

 

Lançamento do livro “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos” acontece dia 31 em Natal

No próximo dia 31 de julho, a Pinacoteca do Estado, antigo Palácio do Governo, será palco do lançamento do livro “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos”, uma obra que reúne relatos, reflexões e memórias de mais de uma centena de lideranças estudantis que ajudaram a moldar o cenário político e social nas últimas décadas.

Assinado por Marcelo Justino, ex-presidente da UMES, e David Lemos, ex-presidente da APES/RN, o livro é descrito pelos autores como “um tributo à resistência, à luta e à força da juventude organizada”. A publicação é fruto de uma extensa pesquisa documental e entrevistas com figuras marcantes do ativismo estudantil, em nível local e nacional. “Reunimos vozes que muitas vezes ficaram à margem da história oficial, mas que foram fundamentais em momentos cruciais do país. Este livro é sobre essas pessoas, sobre nós, sobre o poder da mobilização coletiva”, destaca Marcelo Justino.

Para David Lemos, a obra “é uma tentativa de devolver protagonismo a uma geração que, mesmo sob repressão, soube gritar, marchar e construir pontes para o futuro”. O evento de lançamento será realizado a partir das 18h, com coffee break, show ao vivo e momentos de autógrafos. A expectativa é de reunir antigos militantes, educadores, estudantes, autoridades e interessados pela memória política e social brasileira.

Além de resgatar a memória de um período decisivo da juventude brasileira, o projeto também cumpre um papel social. Parte da arrecadação com a venda dos exemplares será destinada ao CEASUC – Centro de Ação e Sustentabilidade Comunitária, instituição que desenvolve projetos sociais e ambientais em comunidades de Natal e região metropolitana.

A obra já está disponível em pré-venda, em edição especial e tiragem limitada. Os exemplares podem ser reservados pelos números: (84) 9.8752-1278 ou (84) 9.9135-7337. Mais que um registro histórico, “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos” pretende ser um legado para as novas gerações, uma ponte entre passado e presente na construção de uma cidadania ativa e consciente.

Serviço:
• O quê: Lançamento do livro “Nós, Eles e o Movimento Estudantil: 45 Anos”
• Quando: 31 de julho de 2025 (quinta-feira), às 18h
• Onde: Pinacoteca do Estado (Antigo Palácio do Governo)
• Atividades: Coffee break + show ao vivo
• Pré-venda: Edição especial (quantidade limitada)
• Contatos: (84) 9.8752-1278 | (84) 9.9135-7337
• Ação Social: Parte da arrecadação será doada ao CEASUC – Centro de Ação e Sustentabilidade Comunitária

15/07/2025

*E haja fuxico no Parque das Dunas*

 

Foto: Tiago Lima 

*E haja fuxico no Parque das Dunas*


O Som da Mata do próximo domingo recebe o Fuxico de Feira, criado em 2018, destaca-se por valorizar a música tradicional nordestina com o som marcante da rabeca e percussões tradicionais. Suas apresentações celebram a diversidade cultural da região, resgatando ritmos de feiras, folguedos e festas populares.


Formado por Fernandinho Régis (rabeca, viola e voz), Felipe Erick (acordeon, flauta e voz), Abner Moabe (zabumba, percussões e voz) e Valério Felipe (percussões e voz), músicos atuantes na cena local e com forte ligação com os movimentos culturais da cidade.


Foto:Tiago Lima

Durante a pandemia, a banda realizou o projeto “Fuxicando”, um podcast que resgata a história da banda e promove conversas com artistas e mestres da música potiguar. Com passagens por palcos importantes como o Festival Cena Nordeste (Olinda/PE) entre outros eventos culturais, em 2021, receberam a Comenda Elino Julião, concedida pela Câmara Municipal de Natal, e foram indicados ao Prêmio Hangar de Música na categoria revelação.


O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão. 


SERVIÇO

Projeto: Som da Mata

Show: Fuxico de Feira

Local: Parque das Dunas

End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol

Dia: 20 de julho - domingo

Hora: 16h30

Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – o show é gratuito!

Nossas redes: Instagram: @somdamata Facebook: SomdaMata


Contato para entrevistas: Valério 998 372 851

Uma realização: SADEPAULA Produções Criativas

13/07/2025

Frame Sonoro - oficinas de pós-produção audiovisual segue com inscrições abertas

 Cecília Oliveira me mandou esse material massa e eu que nao sou bobo nem nada já replico aqui para vocês.  


*Frame Sonoro - oficinas de pós-produção audiovisual segue com inscrições abertas*

_Inscrições estão abertas até 13 de julho e oficinas acontecem entre os dias 21 e 31 do mesmo mês._


A Frame Sonoro - oficinas de pós-produção audiovisual segue até o dia 13 de julho com inscrições gratuitas para as oficinas de pós-produção audiovisual voltado para estudantes, profissionais e entusiastas do setor. As atividades acontecerão de 21 a 31 de julho, em formato online e ao vivo através da plataforma Zoom, e são destinadas exclusivamente a pessoas residentes no Rio Grande do Norte. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/inscricoesframesonoro


Entre os principais objetivos do projeto estão a qualificação profissional em uma área com escassez de mão de obra especializada no RN, o fortalecimento da produção cinematográfica local e a democratização do acesso à formação técnica e artística, inclusive com medidas de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, legendagem simultânea e oficina específica sobre acessibilidade na produção audiovisual.


O projeto oferece uma imersão intensiva nas diversas etapas da pós-produção audiovisual, como montagem, colorização, finalização, edição de som, foley, música, mixagem e acessibilidade. Ao todo, serão selecionadas 20 pessoas, com prioridade para garantir diversidade e representatividade de gênero, raça, etnia e localização geográfica dentro do estado.


Foto divulgação 
As oficinas serão ministradas por profissionais renomados do audiovisual potiguar, como a montadora Pipa Dantas (responsável por filmes como Sêo Inácio, Abraço de Maré e SEPTO) e o cineasta e professor Ricardo Felix (Irmão do Medo, A Pizza, SEPTO), além de Kely Araújo e Thiago Cerejeira, especialistas em acessibilidade da Dialógica Acessibilidade.


Além das aulas teóricas, os participantes terão acesso ao material bruto de uma produção cinematográfica potiguar, proporcionando uma experiência prática completa com o uso de softwares profissionais e aplicação dos conhecimentos em situações reais.


Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal apresentam Frame Sonoro - oficinas de pós-produção audiovisual. A produção é da Oxê Filmes.


Serviço:

Frame Sonoro – Oficinas de Pós-Produção Audiovisual

Período: 21 a 31 de julho

Formato: Online (exclusivo para residentes do RN)

Inscrições até 13 de julho: https://bit.ly/inscricoesframesonoro

Instagram: https://www.instagram.com/oxefilmes.br/


Ministrantes:


Pipa Dantas – Montadora com 13 anos de experiência e associada à EDT

Ricardo Felix – Cineasta, músico e professor com 20 anos de atuação em áudio

Kely Araújo e Thiago Cerejeira – Especialistas da Dialógica Acessibilidade, com ampla experiência em acessibilidade comunicacional.

10/07/2025

Festival Internacional de Reggae da Pipa recebe RoB Love nesta quinta (10)

 


Festival Internacional de Reggae da Pipa recebe RoB Love nesta quinta (10)

A cantora e compositora pernambucana RoB Love será uma das atrações do 8º Festival Internacional de Reggae da Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Dona de uma trajetória que brinda o Reggae e suas vertentes, a artista vem apresentando uma sequência de singles que se desdobrarão em seu novo álbum de estúdio, ainda no segundo semestre. Mas antes, celebra o gênero musical acompanhada de uma banda completa, no palco do Festival Internacional de Reggae da Praia de Pipa, nesta quinta-feira, 10 de julho. Nesta edição, o evento prepara um line-up inteiramente feminino. Confira mais informações aqui

Em seu show, RoB Love apresenta um repertório que passeia por diferentes fases de sua carreira, incluindo os recentes singles “No More” e “Jah Will Show The Way”, que antecipam seu próximo álbum, previsto para este ano. As canções, marcadas por mensagens de autoconhecimento, entrega e positividade, refletem sua conexão profunda com a espiritualidade presente na música reggae desde suas origens. Fortemente influenciada por nomes como Bob Marley, além da sonoridade clássica dos anos 70 e 80, RoB Love combina referências tradicionais com elementos contemporâneos, criando um som que transita entre o roots, o dub, a psicodelia e o soul.

No palco, toda esta fusão ganha vida com uma performance envolvente, marcada por grooves hipnóticos, letras carregadas de significado e momentos de profunda conexão com a plateia. Rob Love estará acompanhada de uma banda completa. 

SERVIÇO

Rob Love no Festival Internacional de Reggae da Pipa

Data: 10 de julho 

Local: Praia de Pipa

Mais informações sobre ingressos aqui

Ler é abrir janelas para o mundo — sem sair do lugar!


 By Carla Alves


É HOJE!


📚✨ Ler é abrir janelas para o mundo — sem sair do lugar!


A Biblioteca Comunitária de Mãe Luiza em parceria com a ASMAP, se unirão ao Núcleo SOS de Apoio às Famílias e  Aldeias Infantis SOS  para convidá-lo(s) a fim de vivermos uma noite de histórias, sorrisos e imaginação...


Vamos embarcar juntos nessa viagem literária, descobrir novos mundos e mostrar que na nossa comunidade o livro é passaporte pra sonhar alto! 🚀📖🌍


🗓️ Quando: 10 de Julho

📍 Onde: Casarão Cultural — Rua Guanabara, nº 1.150, Mãe Luiza

⏰ Horário: 18h


Traga sua curiosidade, sua alegria e sua família! 

É gratuito, é para todos!

09/07/2025

MONÓLOGOS DIÁRIOS? 📢

 

Foto divulgação

MONÓLOGOS DIÁRIOS? 📢


"Os monólogos diários são tudo aquilo que gostaríamos de falar, mas não temos a quem dizer, então dizemos para nós mesmos. Afinal, nós somos os nossos melhores ouvintes, não é?"


Estamos de volta com o espetáculo MONÓLOGOS DIÁRIOS, do Grupo Interferências de Teatro, que conta a história de um escritor que herda uma fábrica de sapatos. A partir da crise pessoal deste homem tão inquieto nos perguntamos: o que é mais importante para a construção desse espetáculo, 📚 livros ou sapatos 👞? 


Vem fazer esse monólogo com a gente! 😎


SERVIÇO:

MONÓLOGOS DIÁRIOS 📰

🗓️ Datas: 12, 13, 18 e 19 de Julho

⏰️ Horários: 19h30 (Sexta e Sábados) e 18h30 (Domingo)

📍Local: TECESol - Território de Educação, Cultura e Economia Solidária (Rua Governador Valadares, 4853 - Neópolis, Natal/RN)  


🎟️ Ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/monOlogos-diArios/3009776

💰 R$ 30,00 (Inteira) e R$15,00 (Meia)


⚠️ Classificação Indicativa: 10 anos 


Mais informações: (84) 99628-1384


Esta temporada é uma realização do Grupo Interferências de Teatro, com produção da GODIVA Produções e apoio do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do Grupo de Teatro Boca de Cena.

CALL BACK – Uma Noite Musical” estreia dia 10 na Casa da Ribeira

 A jornalista Cecília Oliveira tem uma novidade massa. Confira na matéria abaixo. 

Foto:Mayara Sabrina


*“CALL BACK – Uma Noite Musical” estreia dia 10 na Casa da Ribeira*

_Musical tem entrada gratuita e fala sobre o sonho de ser escalado para um musical._ 


Depois do sucesso com o espetáculo “Aqui é meu Lugar”, a Komboio Produções lança mais um musical com a proposta de emocionar e surpreender o público. “CALL BACK – Uma Noite Musical” na Casa da Ribeira, trazendo à cena uma história sensível e envolvente, embalada por grandes sucessos da Broadway e da MPB. As apresentações ocorrem dias 10 e 11 de julho às 19h com ingressos distribuídos na Arte Musical. 


Ambientado em uma sala de espera de um teste para seleção de artistas, o musical acompanha o encontro de dois personagens que, ao lado do público, vivenciam uma noite única de memórias, sonhos e reflexões. Entre conversas e canções, a peça constrói um ambiente de intimidade e identificação, convidando cada espectador a se ver refletido nos dramas e desejos dos protagonistas.


Segundo Zeca Santos, idealizador do Projeto” O musical  toca fundo na alma, nos convida a atravessar nossas dores com leveza, a rir do que pesa, a chorar o que precisa partir, e a lembrar que o espetáculo da vida sempre pode recomeçar”.


Com dramaturgia de Doc Câmara, o espetáculo tem no elenco, Zeca Santos e Jéssie Véritas que dão vida aos personagens com intensidade e sensibilidade, conduzindo o público por uma jornada musical marcada por encontros, perdas e recomeços.


O musical é uma criação dos próprios atores Zeca Santos e Jéssie Véritas, tem Direção cênica de Rogério Ferraz, cenários e figurinos de Irapuan Júnior, Direção musical de Eduardo Taufic e produção Geral de Zeca Santos e Rafaela Brito. Integram a banda ao vivo Eduardo Taufic, Airton Guimarães e Ramon Gabriel. 


O projeto Uma Noite Musical - CALL BACK  é mais do que um espetáculo: é um convite a reencontrar o encanto, a esperança e a coragem de recomeçar. Com direção envolvente e trilha composta por clássicos da Broadway, a montagem mistura música, teatro e poesia. 


Patrocínio: Prefeitura do Natal, Dr. Niro Reis e  D’Beach Resort através da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. 



Ficha técnica: 


Criação: Zeca Santos e Jéssie Véritas 

Direção cênica e iluminação : Rogério Ferraz 

Direção musical: Eduardo Taufic 

Dramaturgia: Doc Câmara

Cenários e figurinos: Irapuan Júnior 

Direção de movimento: Dudu Galvão 

Preparação vocal: Angelita Kleiss

Assessoria de imprensa: Cecí Oliveira 

Vídeo Maker: Mayara Sabrina 

Produção: Zeca Santos e Rafaela Brito 

Webdesigner: Werban  


Banda ao vivo: Eduardo Taufic, Ramon Gabriel e Airton Guimarães


SERVIÇO

*“CALL BACK – Uma Noite Musical”*

📍 Casa da Ribeira – Natal/RN

📅 10 e 11 de Julho

🕖 19h

Entrada gratuita 

Classificação indicativa: 12 anos

Distribuição gratuita dos ingressos na Arte Musical

07/07/2025

*MOSTRA DE CANTAUTORES DA MÚSICA POTIGUAR*

 


*MOSTRA DE CANTAUTORES DA MÚSICA POTIGUAR* _estreia_

Encaminhada

A programação cultural dessa semana começa mais cedo, com o lançamento da temporada da Mostra de Cantautores da Música Potiguar, no palco do Teatro Alberto Maranhão, quarta que vem, às 19h30.


A primeira atração da noite será a música instrumental do Trio Toró, depois seguida pelas canções reflexivas de Esso Alencar.


Teatro Alberto Maranhão 

09 | julho

19h30


_Não se atrase!_


+

https://redepotiguardemusica.blogspot.com/2025/07/mostra-de-cantautores-da-musica-potiguar.html?m=1

DE VOLTA AOS PALCOS

 


DE VOLTA AOS PALCOS 🍂

By Carla Alves

Baseado no conto "Do amor de um pássaro por um lagarto", de Gero Camilo, AIRERÊ E KILEZUM é um espetáculo de Teatro e Dança que conta a história de um amor impossível entre um pássaro (Airerê) e um lagarto (Kilezum). 🪾


SERVIÇO:

AIRERÊ E KILEZUM 🪶

🗓️ Datas: 25, 26 e 27 de Julho

⏰ Horários: 20h (Sexta e Sábado) e 19h (Domingo) 

📍Local: TECESol - Território de Educação, Cultura e Economia Solidária (Rua Governador Valadares, 4853 - Neópolis, Natal/RN)  

🎟️ Ingresso: R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia) pelo link:

https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-airerE-e-kilezum/3026892

⚠️ Classificação Indicativa: 12 anos

Mais Informações: (84) 98192-5834


A temporada do espetáculo AIRERÊ E KILEZUM é uma realização do Grupo Arkhétypos de Teatro, com produção da GODIVA Produções e apoio do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias.

🎭 *MUSICAL INÉDITO EM NATAL – ENTRADA GRATUITA! 🎶*

 




🎭 *MUSICAL INÉDITO EM NATAL – ENTRADA GRATUITA! 🎶*


 🎤 Nos dias *10 e 11 de Julho, às 19h*, a Casa da Ribeira recebe o emocionante espetáculo  *CALL BACK– Uma Noite Musical!* 🌟


🗣️ Zeca Santos e Jéssie Véritas  dão vida a dois artistas que, numa sala de espera para um teste, dividem seus próprios enredos, sonhos, dores, memórias e reencontros… tudo isso ao som de inesquecíveis clássicos da Broadway e da MPB! 🎤💫


🧡  Ao som de uma banda ao vivo,  o musical  toca fundo na alma, nos convidando a atravessar nossas dores com leveza, a rir do que pesa, a chorar o que precisa partir, e a lembrar que o espetáculo da vida sempre pode recomeçar.


*Entrada gratuita – Chegue cedo!*

📍 Casa da Ribeira – Natal/RN

📅 10 e 11 de Julho

🕖 19h


🧡 Distribuição gratuita dos ingressos na loja Arte Musical do shopping via direta ( 84 99969-0314) ou na bilheteria da @casadaribeirarn (84 98704‑0265‬) a partir do dia 07 de julho (segunda- feira) 😎  


Banda ao vivo: Eduardo taufic, Ramon Gabriel e Airton Guimarães


*Patrocínio*: @natalprefeitura, @drniroreis e @dbeach_resort através da lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão .

O Reizinho Mandão no Bosque Encena

*O Reizinho Mandão no Bosque Encena*

Foto: Tiago Lima

O Bosque Encena do próximo domingo recebe o grupo Teart de Teatro com o espetáculo “O Reizinho Mandão”, a história de um rei autoritário que reprime o povo utilizando o medo como um instrumento poderoso. 


Baseado na obra de Ruth Rocha, a peça reflete sobre a liberdade de expressão, a consciência crítica, o sentido de justiça e a capacidade de reflexão, tudo isso tratado de forma lúdica para encantar o público de todas as idades.


O projeto *Bosque Encena* acontece graças à renúncia fiscal da *Prefeitura do Natal* através da *Lei Djalma Maranhão* e do aporte financeiro da *Unimed Natal,* *Uniclube* e **Pet+Saúde* , além do apoio do *Idema e* da *Padaria Hora do Pão.*

By Bia Pires


Projeto: *Bosque Encena*

Espetáculo: *O Reizinho Mandão*

Cia: *Teart de Teatro*

Local: *Parque das Dunas* 

End: *Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol*

Dia: *13 de julho - domingo*

Hora: *10h*

Acesso ao Parque: *R$ 1,00 (um real) – O espetáculo é gratuito!*

Nossas redes: Instagram: *@bosqueencena Facebook: Bosque Encena*


Contato para entrevistas: *Bárbara 988 613 318* 

Uma realização: *SADEPAULA Produções Criativas*

03/07/2025

Conferência Livre de Música segue até sexta-feira com programação gratuita

Foto: Comitê Estadual de Cultura do RN

 Conferência Livre de Música segue até sexta-feira com programação gratuita

Evento reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em debates sobre políticas públicas e valorização da produção autoral potiguar.


A Conferência Livre de Música, uma iniciativa do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música, segue até sexta-feira (4) em Natal com programação gratuita. O evento é realizado em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.


Voltada para artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais, a conferência promove debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. A proposta é fortalecer redes, ampliar estratégias de articulação e discutir caminhos mais justos para quem vive da música no Rio Grande do Norte.


No primeiro dia, a cerimônia de abertura e a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte” deram o tom das reflexões sobre a música como expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. A programação segue ao longo da semana com mesas temáticas, rodas de conversa e atrações culturais.


Para Rodrigo Bico, coordenador geral do Comitê Estadual de Cultura do RN, a conferência é uma oportunidade de articulação e construção coletiva: “Hoje é um pontapé inicial para a gente ouvir também gestores públicos, o Escritório Estadual do MinC, a nossa Secretária de Cultura do RN, e nos próximos dias vamos aprofundar mais com temáticas mais específicas, estimulando a auto-organização do setor, fazendo com que a gente consiga sair desse encontro com uma pauta de ações voltadas para a música do RN, onde o comitê possa dar suporte e estimular cada vez mais a participação social.”


Em fala, Ana Morena (Combo Cultural DoSol), destacou a importância de criar outros mecanismos além dos editais. “A gente precisa criar mecanismos que nos deem, minimamente, algum suporte para a circulação da nossa música, da nossa cultura. Falo de ações que podem funcionar em paralelo aos grandes editais – e não precisam ser grandes estruturas, nem investimentos gigantescos –, mas que sejam contínuas. Hoje, vemos muitas iniciativas pontuais, que até são bacanas, mas não se sustentam.Imagina o potencial que existe quando sociedade civil e políticas públicas caminham juntas, pensando possibilidades reais, construindo caminhos viáveis”, destaca. 


Nesta quinta-feira (3), as discussões seguem na Pinacoteca do Estado, com início às 9h, na mesa “Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar”, que aborda o papel dos festivais na valorização da produção local e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Estão entre os participantes Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana e Luci Braga, sob mediação de Cami Santiz.


À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.


Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.


A conferência se despede na sexta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora -  concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina. 


Conferência Livre de Música é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Rede Potiguar de Música. 

By Cecília Oliveira


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


📍3 DE JULHO (quarta-feira)

Local: Pinacoteca do Estado

09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar

Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.

Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga

Mediação: Cami Santiz

14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?

Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.

Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.

Mediação: Abner Moabe

16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música

Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.

21h | Atração cultural

Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.


📍4 DE JULHO (sexta-feira)

Local: TECEsol

19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.

Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar

Participação artística:

MAP – Música Autoral Potiguar

Performance: Esso Alencar & Iury Matias

Part. especial: Bárbara Cristina

Arranjos e direção musical: Iury Matias

Direção artística: Esso Alencar


SERVIÇO

 Conferência Livre de Música

📅 Data: 2 a 4 de julho de 2025

📍 Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN

💰 Entrada gratuita

*Oxê Filmes promove o Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual*

 *Oxê Filmes promove o Frame Sonoro – oficinas de pós-produção audiovisual* Fotos de divulgação  _Projeto oferece uma imersão intensiva nas ...