27/06/2024

Alma e talento Pacarrete.

 

Marcélia Cartaxo é Pacarrete
Foto: internet

Oiii

Voltando aqui depois de um tempo né? Bastante tempo por sinal. Tenho estado meio sem estimulo para várias coisas, inclusive escrever, algo que não posso deixar acontecer. 


Porém o que me traz de volta? Um filme, um filme brasileiro, um filme nordestino, de um cineasta a diretor nordestino, com atores nordestinos e a atriz mais talentosa, e isto é uma coisa minha mesmo, paraibana, do interior, premiadíssima e muito querida Marcelia Cartaxo.


Marcélia Cartaxo/Allan Deberton
Foto: internet

O sonho do diretor Allan Deberton, um diretor criativo e cearense que ousa conquistar o mundo com seu drama, sensível, profundo, dolorido enquanto poético, Pacarrete. Depois de conquistar todos os festivais por onde circulou no mundo inteiro, finalmente o filme chega ao stream, à netflix, democratizando o acesso a um público ainda maior.


Pacarrete é um filme emocionante, de uma linha emotiva que nos prende e nos segura de olhos fixos à tela durante todo o tempo. Ver Marcélia Cartaxo encarnando a bailarina aposentada, cheia de vida e sonhos e compreender a loucura que sua mente transborda é uma aula de intrpretação, composição e time para qualquer aspirante ou ator/atriz consagrado. É oportunidade de aprender .

Além da questão da fragilidade humana da Pacarrete, esta ainda evidencia o tratamento dispensado ao artista. O desinteresse das gestões no que se refere a valorizar e manter a arte em detrimento dos modismos, fatos que conhecemos, aja vista a invasão dos gênero pop sertanejo nas festas tradicionais dos festejos juninos no nordeste onde prefeitos inescrupulosos tiram Albas, Dorgivais e Santanas de seus festejos para trazer atrações milionárias e sem nenhuma tradição de forró para assim, juntos e sob os aplausos do público encherem as burras de dinheiro, muito dinheiro. Os mesmos gestores inescrupulosos que defende a entrega de equipamentos públicos a empresas privadas, que tratam com desprezos leis e editais de fomento à cultura, que persegue e maltrata o artista e os trata como loucos e classe inferior, mas que no palanque enchem as imundas bocas loucas estufam os peitos secos de respeito e proferem pecaminosamente a palavra CULTURA como se essa palavra pudesse ser pronunciada por qualquer um ou uma.  

João Miguel e Marcelia Cartaxo
Foto: internet
Quanto custa para um artista abandonar-se, abdicar-se. Não sabemos, porém Pacarrete o fez por um
motivo apenas: amor. Por amor deixou-se largada para poder dedicar-se a irmã doente, Zezita Matos, cadeirante e dependente do afeto, da paciência e do amor da Pacarrete. Por outro lado o amor por Miguel, outro sensível personagem dessa trama. Miguel é o porto seguro desse ser encantado. O afeir, o homem por quem Pacarrete entrega seu amor de menina, uma hora deixando a dúvida se é amor fraterno apenas, ou um platônico e arrebatador sentimento. Não sei, só sei que é lindo, sublime, poético. 

E o que dizer ao final a cena do balé... Meu desejo é estregar tudo que, mas meu objetivo nesse texto é apenas fazer-lhes buscar assistir o mais rápido possível essa obra prima do cinema nacional. A calçada de frente sua casa se transforma em conjunto com sua fantasia num imenso palco de um grande teatro, onde emocionada e plena nossa personagem dança, perfeitamente o lago dos sisnes que morre como todo artista no palco nú, na solidão do teatro vazio. 


Evoe.


Por Rosinaldo Luna

07/04/2024

Da magia Ferrariana


 Oi. 

Faz muito tempo que não escrevo nada por aqui, porém, hoje quero divagar meus pensamento e coloocar meus únicos neurônios para pensar um pouco e espero que eles produzam um texto interessante, não muito longo, morro de preguiça de escrever. Aliás, ultimamente tenho andado com muitas preguiças, até de pensar. Mas emfim, vamos dar tratos a bola como diziam uns contemporâneos meus kkkk.

Hoje, sem preguiça nenhuma, fui ao Teatro Alberto Maranhão, prestigiar o mais novo empreendimento teatral da casa de Zoé, sim porque tudo que esse povo faz não se resume apenas a um espetáculo somente, mas um emprendimento de inspiração e autenticidade. Ou seja, fui apenas para constatar o óbvio: Cesar Ferrário é um bruxo da dramaturgia. E eu já havia dito isso quando assisti Sinapsi Darwin. 

Não vou querer me estender muito, nem ficar aqui "rasgando sedas" para o óbvio, kk já o fiz isto desde que iniciei esse texto, mas quero falar que mais uma vez a Casa de Zoé entrega um belissimo trabalho. Pensado e planejado nos minimos detalhes. 

Foto de divulgação
O elenco afinadíssimo onde todos são multi instrumentistas e cantores, diga-se de passagem, estão em perfeita harmonia. Cada instrumento com vida própria, com um texto só seu, onde pudemos deglutir cada nota, de cada um. Dudu Galvão é um show aparte, não tem muito o que falar. ele ! Gosto de vê-lo em cena. Assim como Nara Kelly, excelente atriz e uma mulher de uma dulcilidade... Eita que estou ficando açucarado de mais. Senti falta de Titina Medeiros, que não atuou na sessão da tarde, quando eu falo sessão da tarde quero dizer sessão das 16:00h, foi substituida. Uma pena para mim que sou tiete "qui çó a gôta". Acho que ela deve ter ido a Acarí tomar banho no gargalheiras que ela não é besta nem nada, duvida? Eu não. Duvido não. 

Mas eu quero falar do mago mesmo. Do César Ferrário. Como este camarada evoluiu. Lembro da primeira novela que assisti com ele e como lá ele também cresceu, tornou-se um grande ator também de tv. E como diretor e dramaturgo então, esse cara está sendo responsáel por criar as obras mais icônicas do teatro potiguar, que há quem diga que está morto, apesar de eu discordar disso. Podemos estar passando por muitos problemas, principalmente a falta de equipamentos. Temos apenas dois teatrs abertos na ciadae para atender a demando de grupos e produtores. Tolhe, limita e desestimula o artista. Mas não aos artistas da Casa de Zoé e outros grupos com menos visibilidade, tem muita gente fazendo teatro de qualidade na cidade.

Bom, já falei do espetáculo, do atuor, da direção, do elenco mas deixei para falar, a meu ver, da coisa

Foto: Chrystian de Saboya (Face Book)

mais linda de todo espetáculo: a iluminação. A luz criada pelo iluminador Ronaldo Costa é uma poesia linda. Confesso que viagei tanto na luz que em certos momentos não ouvia nem via a cena que acontecia no palco, mas a luz, ela que transofrma tudo em beleza e versos iluminados. 

Aí, se for dar corda ficarei aqui escrevendo e voces não terão saco de ler nem metade, mas gostaria de falar dos adereços. Os bonecos do Chicó do Mamulengo e os adereços e figurinos do mestre João Marcelino belissimos, funcionais, espetaculares como sempre são as criações do João.

Trocando em miúdos, querem saber do que eu falo, levantem o bundão da cadeira e vão assistir a essa MAGIA FERRARIANA. É um espetáculo para toda familia. 

Mas agora só na proxima temporada porque dessa vez já foi, perdeu mané. 

Eu fui e... fuiiii. 


Rosinaldo Luna.



23/07/2023

Insight Insano no TAM.

O monólogo Insight Insano chega no teatro Alberto Maranhão em agosto, nos dias 12 e 19, as 15:00h em atenção ao convite/desafio da administração para dar início a uma proposta linda de ocupação dos múltiplos espaços daquela casa de artes. Ronaldo Costa, diretor do TAM me convidou e eu sendo afoito como sou, não poderia deixa de atendê-lo. 

Inspirado em dois textos clássicos da dramaturgia universal, Valsa N°06 de Nelson Rodrigues e O Diário de um Louco, do dramaturgo russo Nicolai Gogol, o espetáculo proporciona ao espectador mergulhar nos labirintos da mente de Ícaro, um homem atormentado por pressões cotidianas e pele preconceito sofrido por aqueles estão em adoecimento mental que são, diariamente, execrados e marginalizados por todos nós. 

A sala de ensaios da OSRN - Orquestra Sinfônica do RN, preparada para ensaios, com isolamento acústico proporcionará aos expectadores uma experiência única, um mergulho profundo na mente do Ícaro. Um pulo num abismo de olhos vendados em direção ao seu próprio ser interior.

A intenção do Ronaldo Costa, diretor do Tam e coordenador geral dos teatros do RN, é proporcionar a artistas da cidade e espetáculos mas intimistas, como é o nosso monólogo, a oportunidade de apresentarem-se contando com a infra estrutura do mais charmoso e imponente teatro de natal a valores de pautas acessíveis. 

Os ingressos para o monólogo Insight Insano estarão disponíveis na plataforma SIMPLA apartir do dia 05/07 e são limitados. Apenas 100 por data e a preços populares. R$ 20,00. Interessado em assistir corram.

O texto e direção é de Rosinaldo Luna com operação de som de Vik Romero, iluminação de Beatriz Andrade; makes de Luana Luna; produção executiva Júnior Limeira e assistência de produção Keren Álvares e Luana Luna;, secretaría de palco Felipe Mota, e apoio do teatro Alberto Maranhão e Fundação José Augusto. 


SERVIÇO:

TEATRO: MONÓLOGO INSIGHT INSANO

ONDE: SALA DA ORQUESTRA SINFONICA do RN,

TEATRO ALBERTO MARANHÃO 

HORA: 15:00H

DURAÇÃO: 50minutos

INGRESSOS:R$ 20,00 na plataforma Simpla.

Informações: @insightinsano1 







20/05/2023

Injustiça com o Grilo

    Ontem, 19 de maio, dia do museu foi desmontada a exposição do artista plástico Pedro Grilo que estava exposta na galeria do museu da rampa. Um museu que enterra o legado de um dos maiores artistas visuais do RN. Sem justificativa, sem explicação e sem nenhum respeito, a arte e ao artista. Poderia parecer ironia mão não acredito que seja esse o caso. 

      Não vou buscar porquês, por que não existem porquês. Simplesmente alguém decidiu desmontar a exposição, sem a menor satisfação a quem organizou, batalhou e cuidou até ontem. Sabemos que o complexo está passando por uma reestruturação devido a ida da secretaria estadual de Cultura para lá, mas não justifica desmontar a exposição, a não ser por maldade ou politicagem. 


  Como artista fico indignado, como cidadão fico triste porque não tive tempo de levar meu neto para ver as belíssimas imagens impressas pelo talento de Pedro Grilo sobre uma Natal que já não existe.

     Nas redes sociais li a indignação de alguns amigos artistas, poucos ante a importância do fato e o gigantismo de Grilo. Porém nessa terra de Poty é público e notório que um dos hobbies dos artistas é derrubar, criticar e desfazer do trabalho dos amigos, com  raras e pouquíssimas exceções. Com Grilo não seria diferente. 

     Ouvi muita gente lamentando não terem tido tempo, mesmo a exposição estando há vários meses lá, de levar seus alunos para uma visita a exposição, assim como meu lamento acima por não ter levado meu neto. um tanto quanto injustificável. 

   Porém, sobre a forma vil que trataram o Pedro Grilo e a arte potiguar, só me resta um desabafo neste veículo pouco visitado deste também desconhecido artista que imprime aqui sua solidariedade aos curadores da exposição. 

     Desejo sorte aos que estão assumindo a coordenação do museu e sorte a todos nós artistas que estamos sob  o julgo dos cargos que eles ocupam, sob as mesas lustrosas onde sentem-se onipotentes.

Viva Pedro Grilo.

By Rosinaldo Luna

19/05/2023

Monólogo Insight Insano e SINASEFE

 
🎭 *CULTURA | Monólogo sobre saúde mental terá três apresentações em maio*


O produtor cultural Rosinaldo Luna e a Livraria Manimbu promovem nos dias 11, 12 e 25 de maio, o Monólogo "Insight Insano". O evento, que conta com o patrocínio do SINASEFE Natal, é aberto ao público em geral e tem como objetivo possibilitar o debate e a reflexão sobre a saúde mental por meio da arte ▶️ https://www.instagram.com/p/Cryh0cKrUOf/


✅ _O espetáculo do dia 11 será apresentado às 19h, na Livraria Manimbu, localizada na rua Açu, 666a, Tirol, e já está com os ingressos disponíveis no site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/monologo-isight-insano/1948359). Após a apresentação, haverá uma roda de conversa com os participantes do evento, o autor do monólogo, Rosinaldo Luna, e Mattheus Rocha, psicólogo que mediará o debate_


✅ _No dia 12 de maio, a encenação acontece no auditório do IFRN Campus Parnamirim. Já no dia 25 de maio a peça será encenada no auditório do IFRN Campus Cidade Alta. As apresentações nos Campi do IFRN acontecem às 15h e contarão com a mediação da equipe de Psicologia das unidades. Em breve, os ingressos para esses dois espetáculos estarão disponíveis na plataforma Sympla._


▶️ *Mais informações:* https://www.sinasefern.org.br/cultura-monologo-sobre-saude-mental-tera-tres-apresentacoes-em-maio/


*#SINASEFEnaLuta*

Todos merecem ABRAZO

 

 

Imagem de internet

                Vou falar de Abrazo, espetáculo escrito por Cesar Ferrario e livremente inspirado no livro dos abraços de Daniel Galeano, que assisti juntamente com minha turma de produção cultural do IFRN no Teatro Alberto Maranhão. A dramaturgia peculiar do Cesar Ferrario é sem duvidas um diferencial.

Desde sempre gosto de teatro infantil. A fantasia contida nesse gênero teatral me leva aos mais intrínsecos labirintos de minha infância carente de tudo, menos de teatro, sem nem ter conhecimento disso. Assistir uma peça é sempre uma aventura gostosa e divertida e ver um espetáculo bem cuidado, encenado e dirigido é tudo de bom.

O espetáculo fala de um país onde não se permite sorrir, assobiar, cantar e é terminantemente proibido ABRAÇAR. É nesse contexto que Ferrario ambientou sua dramaturgia inspirada em desenhos animados e filmes de massinha. Um deslumbre.

Me chamou a atenção o figurino branquíssimo e impecável, criado pelo fabuloso João Marcelino, diretor e figurinista premiado, inclusive internacionalmente. Portanto, falar deste espetáculo é um prazer.

Abrazo é uma peça sem texto e por incrível que pareça, este nesse caso é totalmente dispensável. Aliás, essa linguagem está sendo bastante explorada pelo autor em suas peças, haja vista Sinapsi Darwin, espetáculo da companhia Casa de Zoé que também nos leva por toda história da evolução humana sem pronunciar uma única palavra.

A cenografia minimalista e a mistura de animação em três portas que não se abrem, porém que nunca estiveram fechadas a imaginação, foi outro ponto que me chamou a atenção. A iluminação é referencial de uma montagem bem cuidada e profissional.

Com um elenco de excelentes atores, a começar pelo mediador Alex Cordeiro, temos no palco Dudu Galvão, Paula Queiroz e Camile Carvalho revezando-se entre o rapaz, a avó, a florista, o soldado , o general e toda a opressão impregnada aos moradores de um país que desejam mas não podem abraçar.

Abrazo estreou em 2014 voltada para o publico infanto-juvenil e faz parte de uma trilogia latino americana montada pelo grupo Clowns de Shakspeare ao lado de “Nuestra senhora de las nuvens” e ”Dois amores y um bicho”. Com direção de Marcos França a peça nos remete aos filmes do cinema mudo.

Por fim, recomendo e gostaria de ressaltar a importância desse tipo de projeto de formação de plateia em oferecer oportunidade de pessoas irem ao teatro, poderem entrar num prédio histórico como é o Teatro Alberto Maranhão e saírem encantadas com a magia que a arte nos provoca.

Rosinaldo Luna

 

28/07/2022

Icaro em quarentena

                                      


          
Durante esse período  de pouco mais de 6 dias de confinamento no quarto devido ao covid 19, e sendo muito bem tratado pelos meus amores, diga-se de passagem, paro um pouco para refletir. A gente precisa tirar proveito das situações e construir uma estratégia para uma vida mais equilibrada. Principalmente no ciclo emocional. Mas atualmente essa jornada está ficando cada vez mais complicada,

E cá estou eu, esse ser boçal e desequilibrado mental a pensar entre Maquiavel,  Amadeus, Iron Maiden, sim, sou metaleiro convicto, me pego surpreso de como minha personalidade muda. Será isso prenúncio de um amadurecimento?  De um tempo para cá me tem feito falta a angústia do viver, essa coisa da ansiedade. Será? Talvez. Mas fato é que fiquei e continuo por aqui. Cheio de coisas para fazer, mas infelizmente depois da Netflix e watts app, concentração me parece coisa rara. Porém tento. Assisti a História de Mozart, vi uma turnê do Iron Maiden e assisti filmes e séries no Steam. Que beleza. Isto me fascina, porém me faz ver que a cada dia se torna mais dominante. O tal algoritmo é um senhor branco, escravagista que carrega um pesado livro de bruxarias sob o sovaco, que só tem um propósito, comer nossa alma. Apesar de ser uma metáfora, acredito piamente nisso. 


Me assusto diariamente com um pensar pronunciado e ao ver meu celular ou notebook, me chega um artigo, uma mensagem, uma promoção. algo ligado exatamente aquilo que eu pensei. Que medo!


Quando era adolescente, aluno oriundo de escola católica, de freiras, me atirei na leitura, desacompanhado e totalmente perdido, diga-se de passagem, do livro APOCALIPSE. Quase piro. E não é para menos. Até hoje não consegui entender os símbolos nem tenho coragem de retomar minha leitura. Mas uma coisa em particular me chamou a atenção: a passagem onde o evangelista fala sobre a quebra das fronteiras. Para mim, até a invenção do famigerado James Web, as fronteiras já estavam quebradas pela internet, mas agora vejo que as fronteiras estão apenas sendo quebradas. Se bem que o James webb só consegue chegar onde chega devido a assombrosa tecnologia que explodiu pós internet.


E cá estou eu aqui, igual o Ícaro, personagem gêmeo que encarnou no monólogo Insight Insano.  No texto, Ícaro fala que diariamente somos moldados por outros, que nos tornamos diariamente aquilo que alguém que que sejamos. É verdade. todos os dias somos moldados. Os filtros dos app de fotos, nos vendem nas redes como seres quase perfeitos. Acabou o feio, o comum, somos todos celebridades em franca ascensão e se alguém duvidar está lá, ele, o algoritmo para provar o contrário, o sonho de perfeição. Esquecemos que não temos dinheiro, que precisamos nos aperfeiçoar, especializar em relações humanas, e mergulhamos mais e mais nas profundezas do ego em engolido pelos dados.

 

Reflito, penso, como alguma coisa, tomo um banho. vejo tv, assisto um filme, leio um poema do livro POEMA DE BENQUERER de José Ivan Pinheiro, penso em como fui beneficiado com a abençoada e tá negada vacina. Ensaio um pouco, canto um pouco, especialmente pensando em MIO BABBINO CARO, que não teve a oportunidade de tomar nem uma dose da vacina e que partiu sob as asas negras e sem oxigênio do covid 19. E quantos amigos, quantos artistas, quantos pais, filhos, amigos, mães, namoradas, espooso e esposas. Quantas famílias foram desmanteladas pelo vírus mas também pela incompetência dos governos. Afinal, gerir contra o povo é papel de governos.

Porém, voltando aos algoritmos, precisamos tomar muito cuidado porque esses seres de outro planeta, talvez, tem o poder de decidir té o que você gosta, e se formos experimentar o que nos sugerem, certamente iremos gostar de uma coisa que nem jamais acreditamos e ou descobrimos que odiamos aquilo que mais acreditávamos amar. isto pode incluir principalmente pessoas. Estamos com a cara mergulhada nas telas dos smartphones desvendando a alma de quem está ao seu lado. Acreditamos que precisamos “ser mais temido que amados” (Maquiavel) e sem freios com olhos vendados mergulhamos no abismo de nossa Inconsciência. 


Estamos nos tornando um ser frio, mecanizado, sem sentimento e cheio de mimimi. Cancelamento é a ode do momento. Vico pela democracia, pela liberdade de pensamento, desde que esse pensamento seja igualmente igual ao meu sem tirar ponto, vírgula e reticências. Claro, até um novo app mudar meu pensamento é você voltar a ser o arqui-inimigo a quem devo cancelar e execrar. Preferencialmente em rede pública.


Vendo o que acontece agora nas redes em relação ao ator Caio Castro: Não sei o que ele falou, “nem estou para defender ninguém" mas li um monte de comentários odiosos, de pessoas execrando o rapaz e com certeza, igualmente a mim nem um terço da metade daquele povo leu, ou ouviu, e entendeu o que realmente o cara falou. Mas o fato é que nas as redes sociais não há espaço para quem pensa fora do que meu algoritmo dita. 


Li também que estão execrando Madonna, a Rainha do Pop, porque ela está velha. Ue! Não seria a idade uma consequência da vida? Deveríamos morrer e apagarmos nossas histórias para não desagradar ninguém? Gostaria de poder ver a net sendo usada como realmente  deveria ser usada, para semear sabedoria e encurtar distâncias, mas todos nós conhecemos a boa intenção da bomba de nêutron. 


Politicamente correto não existe, assim como a religião não existe, assim como o que  existe é tão somente uma corrida desenfreada em busca de autoafirmação e de domínio, nem que seja domínio do algoritmo ao lado. Nessa busca vamos nos modificando, nos tornando cópias e adoecendo cada vez mais. Não sei se acredito realmente nisso, mas espero que possamos um dia quebrar esse protocolo e sair do transe, que realmente a raça humana se descubra soberana através do amor, do afeto. Utopia talvez?  Que consigamos salvar o Ícaro que habita em todos  nós saltando de vez no abismo de nós mesmo e que nosso reencontro seja breve.


O ódio está impregnado no ser humano e isto não vai mudar. Voltamos nossos olhos para o mais profundo do universo mas não estendemos a mão aos nosso irmão carente, postamos mensagens prontas para quem amamos mas estamos a quilômetros de distância para um abraço mesmo estando há apenas centímetros. 


Que lástima!



Rosinaldo Luna


11/03/2022

LançaLivros SPVA


Compartilho com voces o texto postado no Instagram sobre a live de hoje a noite que será promovida pelaSPVA/RN. Convido a todos que gostam de poesia acompanhar esse bate papo. Certeza de um ótimo programa. 


A T E N ÇÃO! POETAMIGOS E AMIGOS AFINS! 


Iniciamos hoje o nosso... *LançaLivro SPVA* !!! 


Uma conversa com os nossos escritores sobre o lançamento de seus livros.


 Aproveitaremos para falar sobre o livro, influências literárias, inspiração, processo criativo, biografia, envolvimento e caminhada SPVA/RN, dentre outros pontos de destaque do autor e do livro.


E no nosso 1° *LançaLivros SPVA/RN* teremos o professor *Eugênio Oliveira* , o qual publicou pela @oweditora . Uma pitadinha sobre o livro👇🏾


O OUTRO LIRICIZADO não é simplesmente um livro de poesias, é uma convocação para o leitor pôr, ele também 'o seu' aí. Cabe também, a autoria fluídica de sentidos, direcionada aos desfechos de cada verso, como diz o poeta:


 "continuo a buscar na metafísica

  O claro...o óbvio

  O revelado...as entrelinhas"


Quanto do outro está escrito e quanto de si revelado, quantas interrogações e quantas reticencias te convidam a interagir com o poeta? Seja a companhia esperada, o coautor disponível, a voz que falta!


Como fazer isso? Participando do *LançaLivro SPVA/RN* hoje à noite. 


Autor? 


  Eugênio Oliveira


Mediadora: 


  Ozany Gomes 


Quando? 


  11/03/2022


Onde? 


  Youtube SPVARN


I M P E R D Í V E L... 


VEMMMMMMMMMMMMM...

https://www.instagram.com/p/Ca9zccSr1rm/?utm_medium=share_sheet

06/03/2022

Aniversario ESTAÇÃO DO CORDEL.

 


O Ponto de Memória Estação do Cordel retorna suas atividades na próxima sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de março de 2022. Um espaço cultural plantado  no Centro Histórico de Natal há cinco anos, que fez fervilhar a arte na Praça Padre João Maria na Cidade Alta. No evento entregaremos o Certificado de Mérito Cultural Poeta Chico Traíra para pessoas e entidades que foram especiais para a nossa existência!

Aqui você viaja na arte!  Venha você também!

Confira a programação!

PROGRAMAÇÃO - 5 ANOS DE ESTAÇÃO DO CORDEL

11 março de 2022 – sexta-feira

14h – FEIRA LIVRE DE CORDEL NA PRAÇA

Exposição: Xilogravura com Letícia Paregas!

15h – Tribuna Livre d@ Poeta

16h- Samba de Roda com o Bando de Fabião

17h- Cantoria em Homenagem ao Centenário de Chico Traíra com Marcos Teixeira e Domingos Matias.


12 março de 2022 – sábado

8h ás 17h – FEIRA LIVRE DE CORDEL NA PRAÇA 

Exposição: Xilogravura com Letícia Paregas!

9h – Bate papo sobre os 5 anos da Estação do Cordel

10h – O cordel no olhar de Gutenberg Costa

11h – Contação de história com Cláudia Borges

12h – Homenagem a colaboradores da Estação do Cordel com a entrega do Certificado de Mérito Cultural Poeta Chico Traíra

14h – Tribuna Livre d@ Poeta

16h – Choro do Caçoa com a presença de Carlos Zens

17h – Slam na Praça – Rima Central


Conheça o Canal da Estação do Cordel e se inscreva! https://bit.ly/37AX1FD

23/02/2022

NA JAULA DA MONGA

ESPETÁCULO A MULHER MONSTRO 
 Por Rosinaldo Luna 



 
 Acredito que a imensa maioria das pessoas já ouviu falar da mulher monstro, a Monga dos parques de diversões, a moça que se transforma em macaco. Essa figura que eu nunca ví, mas ouvi e presenciei inúmeras vezes crianças, adolescentes e até adultos saírem correndo de dentro da jaula da fera. Nunca tive coragem de entrar ali. Tenho um verdadeiro fascínio por esse personagem, a ponto de nunca ter entrado em sua jaula. Até a última quinta feira 17//02/2022 quando fui finalmente assistir ao espetáculo da S. E. M. Cia de Teatro que faz temporada todas as quintas feiras de fevereiro no circo do Bisteca e Bochechinha. Os famosos “prints” das redes sociais foram o impulso para a construção do texto, uma colagem de falas reais de figuras públicas e de anônimos, atualizando o conto “Creme de Alface” do renomado escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. A peça aborda os absurdos lidos e ouvidos de forma tão escancarada no dia a dia e, agora, acentuadas nos últimos tempos não só na internet. A criação do espetáculo começou em 2015, na efervescente crise política, financeira, ética e moral do país, e joga na nossa cara a intolerância, decorrente da discriminação vista e sentida no convívio social. Durante pouco mais de uma hora, o ator José Neto Barbosa domina totalmente uma plateia hipnotizada com seu personagem patético, ridículo, preconceituoso, xenofóbico, homofóbico apesar de “ter amigos gays”. Negacionista convicta, se entope de cloroquina, é contra as cotas, contra os programas sociais, contra tudo que não a beneficie e garanta seus mimos de madame fútil. Aponta, condena a morte, aponta arma para os menos favorecidos e minorias e tudo isto com uma bíblia nas mãos e em nome da honra e da família. Alguem já presenciou uma cena com um personagem assim? O espetáculo começa com a monga algemada por correntes em uma jaula. Apesar de nunca ter estado na jaula do monstro, creio que o processo se dá ao inverso, no parque a mocinha se transforma em monstro na peça o monstro se transforma em uma mulher cis, loira artificial, e muito mais monstruosa que o próprio monstro que a aprisiona. Escrita pelo próprio José Neto Barbosa, esse jovem ator potiguar que tem hoje destaque nacional tendo ganhado os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, inclusive com o Prêmio de Melhor Monólogo Nacional pela academia de artes do teatro no Brasil e melhor ator e melhor espetáculo pelo Festival Internacional Janeiro de Grandes espetáculos onde recebeu o prêmio COOPERGÁS. 
 Polêmico, o espetáculo teve problemas em vários lugares por onde passou. No festival de teatro de Curitiba foi proibido de ser apresentado no espaço oficial do evento, porém, se apresentou na rua, nas ruinas históricas, de forma gratuita e teve recorde de público. Em Pernambuco o ator foi apedrejado por militantes bolsonaristas que invadiram o local da apresentação e atiraram pedras contra os artistas. Mesmo assim, eles não desistiram.

José Neto Barbosa

Depois da chegada aterradora da pandemia, como todos os artistas, a companhia entrou em recesso forçado só retomando as atividades ano passado, cumprindo todos os protocolos de biossegurança, com público reduzido para garantir o mínimo de risco para quem vai assistir. Fazer um monólogo é uma experiência única, depois de pisar no palco o ator está só, como um barco à deriva. É preciso muita segurança para que o texto seja conduzido, que o ator consiga prender a atenção da plateia e A Mulher Monstro é um dos mais complicados, técnicos e difíceis textos que já vi. O personagem instável, oscila entre lagrimas e gritos de ódio, comicidade e angustia, tudo isso aliado a luz, ao improviso, a interação direta com a plateia num jogo de troca de textos que só um grande ator pode dominar além da cena em si. A jaula onde o ator está aprisionado é uma das soluções cênicas mais opressoras que já presenciei. Confesso que em certos momentos cheguei a sentir pena daquela mulher tão presa, tão tolhida até de pensamentos. Aquela jaula parecia esmagar os ossos da daquele ser que mesmo berrando palavras de ordem e ódio, me parecia um ratinho indefeso diante da força do seu predador. Tiro meu chapéu para o José Neto. Técnico sem esquecer a emoção, seguro, objetivo e consciente do que quer dizer e falar. Me impressionou em uma das cenas mais fortes quando a mulher chora, que ficamos, as pouco mais de cem pessoas da plateia; sim, o público é reduzido, estáticos, no mais profundo silêncio por quase cinco minutos. Aquele ator nos acorrentava com os olhos. Tinha medo de respirar alto e ser atacado por aquele ser tão visivelmente instável. Depois desse tempo, esperando o que viria depois, aquela mulher que esbravejava, gritava, xingava e ofendia se desmancha em pranto diante de nós. Ela indefesa em sua prisão e do lado de cá, todos nós, incapazes de fazer alguma coisa, igualmente presos e oprimidos em nossos traumas e frustrações. Na realidade, estamos nós também aprisionados em nossas jaulas, sejam filosóficas, sejam ideológicas, religiosas, sociais. Estamos todos presos e imobilizados por nossos próprios monstros. Todos nós temos uma monga dentro de nós. Monstros impostos por padrões e regras sociais que são criadas para dominar e aprisionar. 
Tenho muita admiração pelos atores. Tenho ainda mais admiração pelo ator José Neto Barbosa e por tudo que ele representa para o teatro potiguar. Ainda dá tempo de conferir. Bom espetáculo a todos. 

Rosinaldo Luna 

 SERVIÇO: Espetáculo Teatral A Mulher Monstro 
Dias: 03, 10, 17 e 24 de fevereiro 2022 (quintas-feiras) 
Horário: 20:00h 
Local: Estacionamento do Shopping Cidade Verde – Circo Bisteca e Bochechinha Endereço: Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim 
Classificação indicativa: 16 anos 
Ingressos: Na bilheteria ou pelo 
Simpla: https://www.sympla.com.br/a-mulher-monstro-no-circo__1466906

11/11/2021

A deliciosa viagem do Proto Henrique IV

 


Foto de internet
Ola. Voltando aqui parra tentar escrever sobre um espetáculo que assisti pelos meios virtuais esse dias. Proto Henrique IV é uma obra do Pirandello adaptada e traduzida pelo ator, diretor, produtor Claudio Fontana. Um belo e forte espetáculo. EM cena um personagem louco em uma cenografia tão opressora quanto oprimida. Sente-se pela cenografia a angustia, o aperto no peito o sufocar que o personagem sente. Tudo com muita beleza, muita técnica e muita emoção.
Foto de internet

Eu conheci o trabalho do Gabriel Vilella há algum tempo quando ele esteve em Natal e dirigiu o grupo Clowns de Shakspeare em SUA INCELENÇA RICARDO III que lançou os clowns para o Brasil e américa latina. Me encantou o estilo do figurino, do adereço e da cenografia. E desde então tenho procurado ver o que esse genial diretor faz pelo teatro. Tudo no trabalho do Gabriel Vilella é de uma força extraordinária. Em PROTO HENRIQUE IV não seria diferente. De uma sutileza e delicadezas incríveis, Gabriel traduz em suas marcações a delicadeza das pétalas, do cristal, e tem vezes que temos a impressão que o ator pode trincar ao mais sensível toque. Um deleite para a alma.

A loucura é algo fascinante, e me atrai desde muito cedo. Observando os loucos as vezes tenho a impressão de que são os únicos capazes de sentir a felicidade verdadeira. Será? No mínimo a loucura sintetiza a liberdade. De não set ter pudores, de não se seguir regras, de não, de não, de não. E em sua loucura Proto Hernique IV nos apresenta um homem atordoado por seus fantasmas, preso em seu mundinho limitado, seu sóton(?). Talvez. Nesse belíssimo texto, O personagem do Pirandello vive em seu mundo imaginário desde que sofreu um acidente de cavalo e ao retornar do trauma continuou a viver como o rei Henrique IV, personagem de que se fantasiara no momento do acidente e que passou a viver como sendo o próprio.

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Interpretado pelo excelente ator Chico Carvalho, o espetáculo nos devora, nos leva para o interior do personagem, nos prende do inicio ao fim. Em parceria com o Chico, um jovem ator. Igualmente forte, igualmente talentoso, Breno Manferedine é um rapaz que poderia se dizer que tem muito a aprende, porém me parece que ele já chegou no palco pronto. E creio que sim. Ambos no promovem um jogo espetacular. nos mostrando o quão importante é para uma produção, um elenco afinado, equilibrado e talentoso.

Gabriel Vilella e Claudio Fontana, diretor e produtor, respectivamente acertaram muito na escolha do elenco.

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A maquiagem é outra atração à parte. Temo horas que não se pode saber para onde ou o que admirar mais: a cena dramática realizada por dois excelentes atores, a maquiagem irretocável e bela criada pelo Claudinei Hidalgo, a magia dos figurinos do Gabriel Vilella ou a sutileza, a delicadeza, a alma suave do diretor que imprime sua identidade em formas e marcações. Que lindo é o trabalho desse homem. 

Se você ainda não assistiu ainda é possível. o espetáculo ficará disponível de  sexta a domingo, às 20h de graça até o dia 05 de Dezembro pelo Sympla, www.sympla.com.br e divirta-se muito.

Recomendo a todos que gostam e admiram uma bom teatro que aos poucos está retomando seu espaço. Que os deuses nos guiem de volta e plenamente.

By Rosinaldo Luna

Serviço:

Teatro

Texto: Luiggi Pirandello

Direção: Gabriel Vilella

Produção e tradução: Claudio Fontana

com Chico Carvalho.

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