21/04/2013

Gestores e técnicos municipais recebem capacitação sobre convênios

Ministério do Planejamento pretende realizar formações em todas as capitais brasileiras

Brasília, 19/4/2013 – Cerca de 580 servidores públicos municipais serão capacitados sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) na próxima segunda-feira, 22. A formação realizada pelo Ministério do Planejamento (MP) acontece em Curitiba (PR), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).
O Siconv foi criado em 2008 com o objetivo de agilizar e tornar mais transparente as transferências voluntárias da União com estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Somente no último ano, foram realizadas 10.826 operações no sistema, o que movimentou cerca de R$ 9,5 bilhões. Desse total de convênios, cerca de 74% foram realizados com municípios.
A secretaria de logística e tecnologia da informação, Loreni Foresti, explica que por meio desse repasse são executados programas e projetos de interesse comum entre a União e os demais entes da federação. “A capacitação se faz necessária porque os novos gestores assumiram recentemente e as ações do Siconv impactam diretamente na população, como na construção de hospitais ou cisternas”, disse.
A secretaria também irá realizar capacitações em todas as capitais brasileiras. O objetivo é atender a maior parte dos gestores e técnicos municipais. As próximas formações serão divulgadas nas próximas semanas, conforme forem confirmadas suas datas e locais de realização.
EaD
Em maio, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) implantará um Curso de Educação a Distância (EaD) sobre o Siconv. Inicialmente, serão lançados dois módulos sobre a Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), uma para os órgãos concedentes e outra para os convenentes, que são os estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.
Para informações adicionais sobre os cursos e sobre o cronograma das capacitações, os interessados devem entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: treinamento.convenios@serpro.gov.br
Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Nenhum comentário: