20/03/2014

Inscrições abertas para oficina de fotografia nas artes cênicas



De 31 de março a 04 de abril, o premiado fotógrafo mineiro Guto Muniz vai demonstrar aos participantes da oficina "A Fotografia nas Artes Cênicas" o caminho percorrido pelo profissional na cobertura de um espetáculo. Para isso, serão abordados não só a execução das fotos em si, mas toda preparação necessária à sua realização, bem como os cuidados na seleção e acabamento das fotografias. Guto Muniz pretende analisar ainda os diferentes espaços de apresentação e as diferentes artes sob o ponto de vista fotográfico.
"A fotografia das artes cênicas é normalmente conhecida, seja no meio fotográfico ou cênico, como fotografia de palco. Tal denominação deve-se ao fato de seu uso estar mais relacionado à produção de um material de cena capaz de divulgar os espetáculos nas mídias. Contudo, o universo desta especialidade está longe de se reduzir apenas ao palco, pois abrange a rua e espaços alternativos de apresentações. Envolve a produção de imagens para criação de peças gráficas como cartazes, programas, além da documentação dos processos de criação, tão importantes não só como registro histórico, mas para o estudo das mais diversas manifestações artísticas e culturais.", explica Guto Muniz. "A fotografia de artes cênicas requer não somente o conhecimento da técnica, mas o aprofundamento nas artes do teatro, da dança e do circo", completa.
Destinada a fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas, a oficina exige conhecimento prévio de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual (não automático). É desejável também que o participante possua câmera fotográfica DSLR. O encontro acontece de 13h às 17h30 e as inscrições, gratuitas, já estão abertas e vão até o dia 27 de março.
Programa:
1º período:Breve histórico da fotografia de cena no Brasil. O fotógrafo e suas possibilidades de atuação. Os espaços: o teatro tradicional, os espaços alternativos e os espetáculos de rua. As artes: teatro, dança, bonecos, e o circo.
2º período:Principais equipamentos utilizados. Dicas práticas. A postura profissional: o fotógrafo, o artista e o público.
3º período:Prática em espetáculo ou ensaio geral de artista ou companhia de teatro.
4º período:Fluxo de trabalho e tratamento de imagens.  Quanto vale o meu trabalho? Bases para construção de um orçamento de fotografia de cena.
5º período:Avaliação e edição do material prático.
O professor
Guto Muniz é especializado na cobertura de eventos artísticos, tais como espetáculos de teatro, dança, circo e shows musicais. Em 27 anos de carreira, foi responsável pela cobertura de alguns dos mais importantes eventos culturais de Minas Gerais, como:
• FIT/BH– Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte
• Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte
• Festival Mundial de Circo do Brasil
• FAN – Festival de Arte Negra
• Horizontes Urbanos
• 1, 2 Na Dança
• Ecum – Encontro Mundial Das Artes Cênicas
Trabalha diretamente para diversas companhias, entre elas:
• Grupo Galpão
• Espanca!
• Grupo de Dança 1º Ato• Mimulus Cia. de Dança
• Cia. Suspensa
• Catibrum Teatro De Bonecos
Guto Muniz é também criador e administrador do Portal Foco In Cena, que reúne fotografias e outros materiais de centenas de espetáculos fotografados por ele desde 1987.
Serviço
Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 201431 de março a 4 de abril
Das 13h30 às 17h30
"A Fotografia nas Artes Cênicas"
Prof.: Guto Muniz
Público Alvo: fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas
Pré-requisitos: ter mais de 18 anos e conhecimento de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual (não automático); desejável possuir câmera fotográfica DSLR.
Número de Participantes: 15 alunos
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta – BH/MG
Inscrições gratuitas até o dia 27/03/2014
oficinas.funarte@gmail.com
nome completo, telefone para contato e breve currículo
Informações:(31) 3213.3084

Foto: Espetáculo Romeu e Julieta 2012 | Grupo Galpão | Fotógrafo:Guto Muniz
Fonte: Funarte
Publicação: Ascom / MinC

Nenhum comentário: