20/03/2014

MinC e UFPE realizam oficina sobre o Edital de Preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro


20140220_101737
O Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram na última quinta-feira (20), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), a oficina de apresentação do Edital de Preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro, na Biblioteca Central da UFPE, no Recife. No encontro estavam presentes o secretário da SPC, Américo Córdula; o chefe da RRNE, Gilson Matias; representantes da Fundação Palmares e diversos gestores nacionais.
O encontro teve como objetivo apresentar o edital de Preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro, propiciar reflexão sobre os aspectos específicos do edital e sobre caminhos que contemplem princípios e diretrizes técnicas para repositórios digitais de bibliotecas, arquivos e museus, visando à concretização do Programa Nacional para Acervos Digitais.
“A interoperabilidade entre as diversas coleções no mesmo tema promoverá uma dinâmica qualificada de acesso, propiciando a criação de conteúdos pedagógicos inovadores com base nos acervos disponibilizados”, informa o secretário Américo Córdula. O edital selecionará projetos de coleta, resgate, recuperação, conservação e disponibilização para o acesso público de acervos de interesse científico e cultural de bens do patrimônio Afro-Brasileiro.
Lançado no dia 20 de dezembro de 2013, o edital possui um investimento total de R$ 1,7 milhão, com inscrições abertas até o dia 10 de março. Podem participar especialistas em acervos de bibliotecas, arquivos e museus, cientistas da informação, produtores de conteúdo, desenvolvedores web e de aplicações móveis, designers e artistas de mídia digital, além dos pesquisadores e instituições diretamente envolvidos no tema Afro-Brasileiro.
A iniciativa é resultado da articulação entre o Ministério da Cultura (MinC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Rede Memorial e tem como objetivo apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura afro-brasileira.
Confira aqui o edital.
Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário: