16/11/2010

PRODUÇÃO TEATRAL – TERCEIRA CONVERSA O PÚBLICO


PRODUÇÃO TEATRAL – TERCEIRA CONVERSA
O PÚBLICO
Definido o público ao qual o texto está direcionado, o produtor começa a pensar nas estratégias de marketing e abre sua cartela de patrocinadores potenciais. Enquanto isso o grupo inicia os trabalhos de mesa e os trabalhos de estudo de interpretação de textos. É importante que o produtor esteja em contato permanente com o grupo e participar sempre que possível dos ensaios. Isto dá ao produtor a possibilidade de ver saídas para uma boa campanha e ainda detectar os possíveis problemas. Muitas vezes uma frase, uma palavra pode incomodar uma idéia, ou uma crença por parte do patrocinador. È bom estar atento a assuntos como política, religião, sexualidade, pois estes assuntos são ainda tabus entre muitas pessoas. E por outro lado, o produtor , quando pegar pela frente um espetáculo que possa causar algum tipo de polêmica, este deve saber exatamente quais patrocinadores se encaixam no tema e poderão se interessar pelo patrocínio.
O diretor já deve estar com o trabalho caminhando a todo vapor, o elenco já compondo os personagens e a produção cênica adiantada. A essa altura, todas as imagens e cores do espetáculo já estarão formadas na cabeça do diretor, que deve ter solicitado do produtor os profissionais de cada especialidade: cenografia, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino e adereços, preparação corporal e vocal, dependendo do tamanho da produção pode-se sucumbir alguns destes profissionais para baratear custos.
O produtor deve contratar estes profissionais conjuntamente com o diretor. È importante o diretor participar de todos os processos da produção, pois é dele a palavra final. O produtor deve ter noção de que é o diretor quem conduz toda a montagem assim contribuirá de forma eficiente para o sucesso da montagem.

By
Rosinaldo Luna
Obs.: A escolha do texto deve ser bem clara e segura para que atinja o público alvo de forma eficiente.